Só a vida, não basta!

Conexão Recife Bogotá, Uma Cidade Mais Perto das Estrelas.

Publicado em 30/04/2018, às 15h19 | Atualizado em 02/05/2018, às 16h53

Por Diego Garcez

Bogotá é uma cidade de cores fortes, de personalidade marcante, assim como nossa Recife / Foto: Divulgação.

Bogotá é uma cidade de cores fortes, de personalidade marcante, assim como nossa Recife Foto: Divulgação.

As paixões que já tive na vida foram todas no limite do caos, avassaladoras.

Vieram de repente, sem aviso prévio e explodiram minhas entranhas em pedaços de tripas.

Me deixaram sem norte, sem fronte e muitas vezes sem sorte.

Meu caso de amor agora não é diferente, estou arriado os quatro pneus por Bogotá.

Cidade de cores fortes, de personalidade marcante, assim como nossa Recife. Talvez esteja aí a causa de tamanha afeição. Percebo sim muita semelhança entre o povo daqui e o recifense.

Bogotá é uma cidade de 8 milhões de habitantes com sua região metropolitana chegando a quase 10 milhões. Certamente não é uma cidade para amadores, mas está imersa em afeto, assim como Recife.

Bogotá reserva surpresas que cativam. A cidade é muito caminhável, as calçadas de tijolinhos são extasiantes, existe muito mais gente na rua e muito menos medo. Não é a suíça, mas há vida após a morte pelas ruas de cá. Há menos muros.

A “arquitetura do medo” é muito menos vista por aqui, aquela dos muros altos que aniquilam a vida saudável no espaço público e que supostamente protege quem está dentro de casa, mas na verdade gera tensão e violência. Vejo menos muros aqui, vejo calçadas mais largas e melhores cuidadas, vejo ciclovias e vejo principalmente vida farta e fértil na urbe.

Por aqui existe uma secretaria municipal de ¨defensoria¨ do espaço público e isso me diz muita coisa.

Bogotá povoa nosso raso imaginário com o estigma da América Latina. Aqui é a capital da Colômbia, que conhecemos no noticiário através de Pablo Escobar e das FARC, mas as coisas não são mais com eram antes.

As FARC se tornaram um partido político democrático e Medelin, a terra de Escobar, se transformou em exemplo de Política Pública. O que vejo em Bogotá é uma cidade mais segura do que qualquer outra capital do Brasil. Vale dizer que o Índice de Desenvolvimento Humano aqui é 0,9 enquanto Recife é 0,7.

Além disso, é importante falar da cultura desse lugar, por aqui nós vemos Botero, vemos a Salsa, o bairro histórico da Candelaria, a arquitetura de Salmona, a história do Ouro e vemos ¨Gabo¨.

A Colômbia tem um prêmio Nobel de Literatura conferido a Gabriel Garcia Marquez, coisa que nunca esteve ao nosso alcance. Gabo e seu realismo mágico povoa o imaginário da humanidade desde Macondo até as estrelas.

Estrelas estas que aqui se tornam mais próximas de nós e é lembrado na primeira mensagem que se vê ao pisar no aeroporto: Bogotá 2600 Metros Más Cerca de Las Estrellas.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Só a vida, não basta! Diego Garcez Diego Garcez é sobretudo poeta, mas encontrou na crônica uma forma de diálogo mais palatável para o mundo das pernas aceleradas. É formado em relações internacionais, empreendedor e entusiasta do Porto Digital, corredor nas horas vagas e pai em tempo absolutamente integral. Facebook: Diego Garcez | Instagram: @garcezdiego. diego.garcez1510@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

  • De: Sergio- 04/05/2018 11:49 Boa reportagem, porem acabei de voltar de Bogotá e nao eh isso tudo nao. Vc provavelmente soh andou pelos pontos turísticos, estive na cidade em locais com problema de desenvolvimento social e posso dizer que eh a mesma coisa ou pior que Recife. Bogotá possui belos locais como o setor T e Rosa, bem como o Montserrate e Candelaria, porem nao eh uma cidade segura como vc fala. Bogota estah se desenvolvendo bastante nos últimos anos, mas seu transito caótico trava do desenvolvimento e expansão da cidade. Eh um otimo lugar para visitar se vc for ficar apenas nos pontos turisticos...igual como eh em Recife.
Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo