Questão de pele

As finalidades terapêuticas e estéticas da água termal

Publicado em 17/06/2015, às 07h53 | Atualizado em 17/06/2015, às 07h57

Por Cláudia Magalhães

Água termal é recomendada em vários problemas na pele e também como prevenção / Foto: CanStock

Água termal é recomendada em vários problemas na pele e também como prevenção Foto: CanStock

Muitos acham exagero e, até mesmo, um pouco de "frescura" incluir a água termal nos seus cuidados diários de beleza. Mas isso realmente não é verdade. Basta você borrifar esse produto algumas vezes por dia na pele da face para conseguir notar a sua eficácia.

Fora do Brasil, especialmente na França, país de origem da água termal, ela é utilizada para fins terapêuticos e pode ajudar no controle da dermatite atópica, da psoríase e de várias outras doenças inflamatórias crônicas cutâneas. Lá também existem locais especiais, tais como as famosas Estações Termais, que se dedicam ao tratamento de pessoas com as alterações da pele acima citadas e podem auxiliar na terapia de outras patologias, como artroses, artrites, rinite e asma.

Se você pensava que a água termal é igual à água mineral, engana-se. Mas, afinal de contas, o que faz esse líquido ser tão precioso e custar o equivalente a um cosmético? Ela é extraída das rochas, onde permanecem anos e anos para sofrer um processo natural de mineralização.

Portanto, a água termal possui, na sua composição, inúmeros minerais em alta concentração, como o ferro, o zinco, o selênio, o silício, dentre outros. A perfeita mistura desses elementos é que confere todas as vantagens do produto: hidratar, acalmar e preparar a pele para receber qualquer ativo, desde ácidos, até as vitaminas, ou mesmo qualquer outra substância antiaging, quando o assunto é cuidar da beleza e juventude da pele.

Aqui vão algumas sugestões muito práticas de uso da água termal para o seu dia a dia:

. Além de preparar a pele para receber a maquiagem, a água termal também é um verdadeiro aliado dos pincéis. Experimente dissolver pigmentos com leves borrifadas dessa água - as cores ficam mais vivas e a aplicação, mais fácil. Molhar alguns tipos de blush em pó, para criar uma textura quase cremosa e mais natural, é uma dica sensacional para o seu make.

. Pequenos machucados? Espinhas? Queimaduras solares? A água termal também sai bem na frente nesses casos. Ela não tem restrições do tipo de pele e nem limite de aplicações.

. Não deixe de colocar na bolsa um pequeno frasco desse maravilhoso spray se você for viajar de avião ou  enfrentar um dia de trabalho com ar condicionado bem frio. Ele forma uma película protetora e é excelente para evitar o ressecamento e aquela sensação de pele repuxando!

. Em geral, alguns tratamentos dermatológicos muito realizados agora no outono-inverno, como os lasers e/ou os peelings químicos, vão deixar a sua pele bem viçosa, mas, durante o seu processo de recuperação, nem sempre a sua pele fica muito confortável. Algumas borrifadas de água termal ao longo do seu dia vão acalmar a sensação de ardência e a vermelhidão!

. E, após tudo isso, que tal emprestar seu valioso frasco de água termal para o seu marido ou namorado? Ela também é ótima para acalmar e hidratar a pele no pós-barba.

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Questão de pele Cláudia Magalhães Formada pela Unicamp, onde fez residência médica, é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Fellow da Sociedade Americana de Dermatologia (AAD) e da Sociedade Americana de Laser (ASMLS). recepcao.claudiamagalhaes@gmail.com

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10