Questão de pele

Alegria à flor da pele neste Carnaval

Publicado em 01/02/2016, às 22h41 | Atualizado em 01/02/2016, às 22h44

Por Cláudia Magalhães

 Use roupas leves e sapatos bem confortáveis! Uma linda fantasia deve ser sempre bem adequada para não estragar a sua alegria / Foto: CanStock

Use roupas leves e sapatos bem confortáveis! Uma linda fantasia deve ser sempre bem adequada para não estragar a sua alegria Foto: CanStock

Neste Carnaval, a palavra de ordem é simplesmente ALEGRIA!!!! Por isso, para que esta alegria possa estar realmente à flor da pele neste Carnaval de 2016, vale a pena seguir algumas dicas básicas para que todos esses dias de folia sejam perfeitos e também, para que nada possa estragar a magia deste feriado de tanta festa!

Então, se liga nas nossas dicas...

» Use e abuse de beber água durante todos os dias e noites! Lembre-se que a cerveja e os refrigerantes não fazem a reposição adequada de líquidos que o nosso organismo precisa. Especialmente, se considerarmos que sempre tem muito calor, muito suor e muito exercício físico bem gostoso durante o Carnaval. Então, prefira a água mineral com ou sem gás, os sucos de frutas ou a água de coco. Isso ainda faz uma prevenção da ressaca para que a sua festa se torne No Stop.

» Aliás, use, mas não abuse das bebidas alcoólicas! A alegria tem que ser de dentro para fora e nunca ao contrário! O excesso de álcool poderá acabar comprometendo a magia do seu Carnaval e inclusive, dos seus amigos ou dos seus familiares. Vale ressaltar: "Se beber, não dirija".

» O verão está super-hiper-mega quente em todo o Brasil e sendo assim, não subestime nem o excesso de calor, nem tão pouco o Sol (radiação ultravioleta), mesmo nos dias nublados e chuvosos! Não esqueça de usar os protetores solares com alto FPS (pelo menos 30 ou mais), na face e também nas áreas não cobertas do corpo. Aplique todos os dias os filtros solares antes de sair de casa e faça reposições deles com certa regularidade ao longo do dia. Óculos escuros, bonés, chapéus, roupas com proteção UV podem ajudar a proteger melhor a sua pele contra as queimaduras solares. Além do mais, um lugar à sombra para descansar um pouco da folia, pode ser "um lugar bem VIP" neste Carnaval.

» Use roupas leves e sapatos bem confortáveis! Uma linda fantasia deve ser sempre bem adequada para não estragar a sua alegria.

» O uso de repelentes é super importante de ser lembrado, especialmente aqui no Nordeste do País, com o número crescente de doenças transmitidas pelo Aedes aegypt.

» Alimentar-se bem antes de sair de casa é uma regra fundamental para que o seu dia seja cheio de energia! Ao longo do dia, prefira alimentos mais leves como frutas, sorvetes e barrinhas de cereais. Cuidado com alguns tipos de alimentos mal acondicionados vendidos nas ruas, pois passar mal porque bebeu muito ou porque comeu algo "estragado"está totalmente out.

» Para aproveitar o dia seguinte é essencial ter algumas boas horas de sono para relaxar e restaurar as forças;

» Prepare um kit básico de primeiros socorros, com alguns itens como Band-aid, alguns remédios que você usa no seu dia a dia, papel higiênico e lenços umedecidos. Isso pode salvar o seu dia ou o de um amigo! Na dúvida, não se auto-medique e nem dê "medicamentos errados" à alguém que não esteja se sentindo bem! Nestes casos, é melhor procurar a ajuda de um médico!

» Muito cuidado com os seus pertences, em especial com documentos pessoais, dinheiro, celulares, ou outros objetos de valor.

» O Carnaval é uma festa de muita alegria. Para que essa alegria seja maior ainda, mantenha-se gentil e paciente em todas as ocasiões e lugares. Afinal, a festa é para todos aqueles que estão nas ruas e nas festas para brincar, pular e se divertir!!!

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Questão de pele Cláudia Magalhães Formada pela Unicamp, onde fez residência médica, é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Fellow da Sociedade Americana de Dermatologia (AAD) e da Sociedade Americana de Laser (ASMLS). recepcao.claudiamagalhaes@gmail.com

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10