NE10
Pernambuco - 19.04.14 - Atualizado às 06h24

Questão de pele

Ecos do Meeting de Dermatologia de Denver

Publicado em 01.04.2014, às 11h20


Foto: CanStock
Foto: CanStock

Por Cláudia Magalhães

O último Meeting da Academia Americana de Dermatologia, ocorrido na charmosa cidade de Denver, no Colorado (Estados Unidos), entre 21 a 25 de Março, veio trazendo uma nova era, ou melhor, abriu um novo ciclo na dermatologia como um todo e, em especial, na sua parte estética ou cosmiátrica.

As novidades são em vários pontos e aspectos. Não somente no lançamento de novas tecnologias, bem como no aprimoramento das técnicas e tecnologias já existentes. No quesito dos novos equipamentos, a vedete do evento foi o Robot Artas, recentemente lançado nos Estados Unidos. Ele é aplicado para a coleta, assim como para o enxerto dos fios de cabelos transplantados. Sempre operado por um médico, propõe uma automatização do procedimento para uma maior precisão do transplante capilar. Apesar do seu elevado custo e de não ter qualquer prognóstico de aprovação pela Anvisa, esse robô vai, com certeza, revolucionar esse e outros tratamentos dermatológicos.

O Dr. Rox Anderson, de Harvard, por outro lado, demonstrou que a realização dos micros canais realizados na pele com os Lasers de CO2, quando adequadamente preparados sob oclusão, poderão ter uma excelente regeneração, com células próximas da perfeição, para que essa "nova pele" nasça com a melhor qualidade possível.

A toxina botulínica pula da sua ação meramente estética para nós, dermatologistas, para ter ação terapêutica em lesões ativas de patologias como a psoríase, a rosácea, a acne e até mesmo o herpes simples! Essas indicações são "off label", ou seja, fora da bula, mas, apesar de esses protocolos serem iniciais, os seus resultados são muito promissores.

Os preenchimentos foram muito discutidos em vários simpósios e fóruns do congresso. Quanto às novidades, destaca-se o uso do ácido hialurônico para melhorar as alterações biomecânicas dos pés, promovendo uma melhora da dor e da sensação de cansaço nos pacientes tratados. Para as mãos, a hidroxiapatita de cálcio vem superando a ação de qualquer outro preenchedor, fazendo não somente o efeito preenchimento das mãos emagrecidas pelo tempo, como também estimulando o colágeno da pele dessa área, que ganha melhor tônus e viço. Vale ainda salientar que, seguindo uma tendência mundial, os americanos estão muito preocupados em evitar a realização dos excessos de volume, em especial, nos preenchimentos dos lábios e das bochechas. 

Os tratamentos corporais também estão sendo reformulados. A criolipólise com o Coolsculpting, para o tratamento da gordura localizada, vem ganhando uma nova visão em 3D do corpo, com a realização de um maior número de áreas, o que tem promovido resultados muito consistentes para o desenho de uma melhor silhueta corporal. Os Lasers de Fibra Óptica também são outra novidade de tratamento para a gordura localizada, a celulite e para a retração de áreas com flacidez. É excelente para tratamento da região da papada e do famoso "umbigo triste".

A acne também foi amplamente discutida, tanto os quadros ligados aos distúrbios hormonais (Síndrome Metabólica) quanto os casos de acne vulgar, onde as doses atuais da Isotretinoína oral (Roacutan) devem ser bem mais altas do que as atualmente utilizadas. Os alimentos condenados são o leite e todos os carboidratos.    

O tratamento do rejuvenescimento da face segue firme com os tratamentos combinados e sequenciais. A Lei dos 4R manda Relax com a toxina botulínica; Refill com os preenchedores (Fillers); Resurface com os Lasers e Redrape com o auxílio da cirurgia plástica.

Esses são apenas alguns dos bons ecos do futuro que nos aguarda nesses tempos que se aproximam, trazendo tratamentos em prol da nossa saúde e beleza facial e corporal. Que seja bem vindo todo este futuro maravilhoso!

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Compartilhe essa notícia

DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE


Comente esta matéria


Cadastre-se! Esqueceu a senha? O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. Para participar, é preciso ser cadastrado no Portal.

Publicidade

Perfil

CLÁUDIA MAGALHÃES é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia



ranking

  1. Nenhuma notícia lida até o momento

especial

O largo, o povo e a bola

O largo, o povo e a bola

A saga de paixão do Santa Cruz faz 100 anos em 3 de fevereiro de 2014

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
© Copyright © 1997-2014, SJCC - Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - Recife - PE - Brasil
Grupo JCPM