AO VIVO
TV Jornal: acompanhe o programa 20 minutos

Questão de pele

Dicas para a sua pele neste Verão que está quase chegando...

Publicado em 24/11/2017, às 21h56 | Atualizado em 24/11/2017, às 22h09

Por Cláudia Magalhães

É nesta estação do ano que mais sentimos necessidades de cuidar e de proteger a pele / Foto: Pixabay

É nesta estação do ano que mais sentimos necessidades de cuidar e de proteger a pele Foto: Pixabay

A estação mais quente do ano está quase chegando, e é exatamente no Verão que temos a possibilidade de estarmos mais expostos, na praia, na piscina e em outras atividades de lazer ou para exercitarmos o corpo. Por isso mesmo, está em cima da hora para começarmos de imediato, a preparar a pele do rosto e do corpo para encarar o Sol e as altas temperaturas desta estação.

Também é no Verão que mais sentimos necessidades de cuidar e de proteger a pele, já que o calor e o Sol realmente são mais agressivos à nossa pele. No entanto, há ainda outros fatores que podem afetar a sua pele, como a falta de cuidados adequados, negligência com o uso do protetor solar, poluição, estresse crônico da vida atual, dentre outros fatores.

Dicas práticas para vivenciar a estação

1- Beba muita água e alimente-se bem

Água é vida! Quando você bebe uma quantidade adequada de água diariamente, isso se reflete em maior viço e tônus da sua pele. Beba no mínimo, 2 litros de água por dia, nem que para isso, você controle cada copo ingerido! E considerando que a saúde e a beleza vêm de dentro para fora, cuide também da sua alimentação. Opte por alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, além de aumentar a ingestão de água, sucos e chás, porque a hidratação da pele depende muito da quantidade total de água que bebemos, ou seja, a nossa pele também precisa ser hidratada de dentro para fora.

2- Escolha protetores solares adequados para casa situação

O protetor solar deve ser o seu amigo durante o ano todo, inclusive nos dias frios ou chuvosos e principalmente no Verão, esta necessidade é ainda maior. Cada pessoa tem a pele com uma tonalidade e com as suas necessidades especiais. Atualmente, temos vários tipos de produtos com diferentes FPS - Fator de Proteção Solar, mas na dúvida, prefira sempre os com FPS altos (50 ou mais), durante todos os meses do ano. Se a sua pele for mista a oleosa, prefira um filtro solar com toque seco ou em gel. Já se a sua pele for seca, o ideal é um protetor solar mais cremoso. O importante é usá-los diariamente, e em especial para as mulheres, mas também para alguns homens, dependendo da tonalidade da pele, as opções com cor (color) são as melhores para conferir proteção contra a radiação infra-vermelha e as luzes visíveis, como a dos aparelhos celulares, que vivem próximo do seu rosto, um número enorme de horas, todos os dias.

No entanto, quando você tiver exposições ao ar livre, prefira os protetores solares para a face com os maiores FPS existentes. No Brasil, temos vários produtos com FPS 80, 90 ou no máximo 99, para que as pessoas em geral, não concluam de maneira errada, que o produto confere 100% de proteção contra as radiações solares. Os filtros solares para o corpo em geral, podem ser produtos em loção ou spray, que facilitam a aplicação e de preferência, com FPS 50. Nestes momentos das grandes exposições, aplique-os 20 a 30 minutos antes de ir para o Sol e reaplique mais ou menos, de 2 em 2 horas, ou após cada mergulho ou uma atividade com transpiração excessiva. Outra orientação neste quesito, é a preferência por produtos que são mais resistentes à água, que não dispensam de forma alguma, as reaplicações, mas eles realmente, conferem uma maior proteção solar, pela maior fixação que têm na superfície da pele.

3- Esfoliação é sempre bem vinda

Uma boa esfoliação corporal e facial faz toda diferença. Além de remover as células mortas e as impurezas, a esfoliação estimula a renovação da pele e garante que o bronzeado obtido gradualmente com as exposições solares, com o uso dos filtros solares, se torne mais uniforme e mais duradoura. Durante sua preparação para o Verão, até um mês antes de ir para praia, o ideal é fazer uma esfoliação semanal. Você pode usar um esfoliante caseira como mel e açúcar (E SEM LIMÃO!!!); algum esfoliante de uma marca conhecida de dermocosmético ou ainda, um Peeling de Diamante, realizado no consultório dermatológico.

4- Hidratação vigorosa para a pele do corpo é essencial

Como no Verão, a pele corporal tende a ficar ainda mais ressecada, devido à exposição ao Sol, além do contato com a areia, o sal e o cloro, o mais correto é começar a intensificar o uso dos hidratantes corporais e dos óleos de banho. Esses óleos de banho, antes da última chuveirada, não dispensam as loções e cremes hidratantes, mas eles são muito práticos e muito bem aceitos por muitas pessoas. Quanto aos hidratantes, o ideal é aplicá-los 1 a 3 minutos após cada banho, mas orientamos que, à noite antes de deitar-se, é o horário do dia onde a sua aplicação é mais confortável e com maior aderência por parte da maioria das pessoas.

Um orientação bastante pertinente é em relação aos sabonetes. Eles devem ser usados em pequenas quantidades em todos os banhos, sem o auxílio de esponjas. Além disso, prefira os sabonetes glicerinados, com pH fisiológicos, líquidos ou em barra.

5- Os autobronzeadores são ótimos para preparar a pele para a sua nova cor de Verão

Um mês antes de ir para praia ou piscina, a dica é utilizar hidratantes associados à autobronzeadores, de maneira gradual, porque além de hidratarem a pele, começam a ativar a melanina e escurecer aos poucos o tom da sua pele.

Os autobronzeadores principalmente para o rosto são uma ideia bem bacana, considerando que você não precisa expor a pele facial ao envelhecimento causado pelo Sol, mas consegue manter uma cor de saúde, que não destoe da cor do seu corpo.

6- A Vitamina C e o Betacaroteno são bons aliados para serem ingeridos durante esta época do ano

A associação da Vitamina C com o Betacaroteno, além de ajudar a combater os radicais livres, garantem também um bronzeado mais bonito, uniforme e duradouro, considerando que essas duas substâncias auxiliam na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele. Uma ótima opção é apostar nessa dupla, entre 4 a 8 semanas antes, priorizando os alimentos ricos nessas substâncias, como por exemplo, a cenoura, o mamão, a manga, a abóbora, a laranja, o limão, e os vegetais de cor verde, entre outros.

Ainda é possível utilizar as cápsulas de betacaroteno, que devem ser sempre prescritas por um dermatologista. Inclusive, o excesso da ingestão destas cápsulas ou mesmo, destes alimentos, pode levar a uma coloração alaranjada na pele (principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés), e inclusive, pode predispor à queimaduras na pele exposta ao Sol. Por isso mesmo, jamais lance mão da auto-medicação!

7- Os acessórios são fundamentais

Os óculos de Sol não são meros acessórios. Eles tem uma função excelente na proteção dos nossos olhos, bem como de toda essa delicada região ao redor deles. Esta região das pálpebras possuem uma pele muito delicada e os danos das radiações ultravioletas no quesito envelhecimento são implacáveis. Além disso, a maioria dos filtros solares, quando utilizados muito próximo aos olhos, vão causar irritações neles. Existem algumas poucas opções de dermocosméticos e/ou de cosméticos tipo maquiagens, com FPS alto e que podem ser usados nas pálpebras.

Para as pessoas que não curtem tanto o bronzeado do Verão, orientamos além dos chapéus e das viseiras de abas largas, as roupas confeccionadas com tecidos com proteção UV. Todos esses produtos são maravilhosas e atualmente, podem ser facilmente encontradas em várias lojas de material esportivo ou de roupas para a praia e piscina.

8- Mantenha os seus cuidados diários da pele, bem como as suas visitas ao dermatologista durante todo o Verão

Um erro clássico e bastante comum é achar que deve-se parar os tratamentos dermatológicos durante o Verão. O correto é exatamente o contrário! Uma orientação adequada do seu dermatologista propiciará com que você não interrompa o uso dos seus produtos, especialmente os da sua rotina noturna. Inclusive, saiba que o uso de alguns ácidos e de alguns ativos clareadores são absolutamente permitidos e benéficas para a pele durante o Verão. Apenas, iremos fazer uma adequação do tipo de pele do paciente versus o grau de exposição ao Sol.

A outra orientação é que muitos dos procedimentos realizados no consultório dermatológico podem e devem ser continuados nesta época do ano, mesmo nas cidades localizadas no litoral do Brasil, como é o caso da cidade do Recife, onde vivo e trabalho há 20 anos. O Brasil é um país de clima tropical e termos que restringir os tratamentos para a sua pele, somente para os períodos mais frios e chuvosos do ano, é extremamente pouco para a sua pele - o maior órgão do corpo humano!


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Questão de pele Cláudia Magalhães Com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) nº 1951, é formada pela Unicamp, onde fez residência médica, é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Fellow da Sociedade Americana de Dermatologia (AAD) e da Sociedade Americana de Laser (ASMLS). Seu número de registro no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) é o 11.769.. recepcao.claudiamagalhaes@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo