Questão de pele

Ano Novo à flor da pele

Publicado em 02/01/2015, às 10h15 | Atualizado em 02/01/2015, às 15h37

Por Cláudia Magalhães

O cuidado número 1 que precisamos lembrar é o uso dos protetores solares com altos FPS  / Foto: Igo Bione/acervo/JC Imagem

O cuidado número 1 que precisamos lembrar é o uso dos protetores solares com altos FPS Foto: Igo Bione/acervo/JC Imagem

O ano de 2014 foi embora e estamos iniciando um novo ano! Esta é uma época de renovação para todos nós. Para muita gente, este é também um período de férias, quando várias pessoas aproveitam a virada do ano para pegar o caminho da praia e desfrutar dias de sol junto da família e dos amigos, neste nosso maravilhoso verão tropical.

Então, pensando nestas pessoas que estão indo para a praia e desejando que elas aproveitem esses dias da melhor forma possível, resolvemos dar algumas dicas bem legais para que todos estes dias sejam repletos de paz, harmonia e muita saúde!

O cuidado número 1 que precisamos lembrar é o uso dos protetores solares com altos FPS (Fatores de Proteção Solar), tanto para o rosto como também para todo o corpo, a qualquer hora que formos ao sol. É claro que é sempre melhor termos exposição solar até 10h e a partir das 16h. De qualquer maneira, a qualquer hora do dia, é bom lembrarmos que a aplicação dos protetores solares deve ser feita pelo menos 20 minutos antes de irmos à praia ou a piscina e a sua reaplicação deve ser feita a cada 2 ou 3 horas, dependendo da intensidade desta exposição. Por outro lado, após cada mergulho ou com muita transpiração, principalmente pela prática de esportes, a recolocação dos filtros solares é sempre obrigatória!

Além dos protetores solares, a proteção da pele depende de outros cuidados bastante importantes, tais como o uso de óculos e dos chapéus, de preferência aqueles com abas bem grandes que criem uma área de sombra para todo o rosto, inclusive para algumas áreas muitas vezes esquecidas por nós, como o pescoço e as orelhas!

As roupas feitas com tecidos com proteção UV já se tornaram bastante conhecidas e utilizadas. Elas realmente conferem uma proteção bem maior do que as roupas comuns! Ainda vale a pena lembrarmos que os locais de sombra são agradáveis refúgios de descanso, tanto para a nossa pele, como para o nosso organismo como um todo, durante um dia de intensa exposição solar!

A "Regra das Colheres" é muito boa, para termos noção se a quantidade de protetor solar que estamos utilizando é a mais correta. Para os adultos, utilize a cada aplicação, 1 colher de chá para pequenas áreas como o rosto e o pescoço; 1 colher de sopa para a região anterior do tronco e outra para a sua região posterior; a mesma dose de 1 colher de sopa deve ser usada para os braços e o dobro, ou seja, 2 colheres de sopa para as coxas e pernas! Sabemos que um protetor solar quando não é utilizado em quantidade correta perde metade a um terço do FPS que está especificado no seu rótulo. Por outro lado, já existe, inclusive, um consenso que os filtros solares com altos FPS (100; 90; 60; 50 ou pelo menos 30) são os mais recomendados nestes dias de muito sol e calor!

A aplicação dos protetores solares deve ser feita pelo menos 20 minutos antes de irmos à praia

As crianças a partir dos 6 meses de idade podem e devem usar os protetores solares quando vão ficar expostas ao sol. Para elas, existem produtos específicos com alto FPS - em geral 50 ou 60 e que não ardem nos olhos. É importante lembrarmos que as crianças, por possuírem uma pele bem mais fina, toleram um "dose" bem menor de sol que os adultos. 

Ao sair do sol todos os dias, a hidratação da pele do corpo é essencial após o banho e/ou antes de ir dormir. Para a pele do rosto, depende do seu tipo de pele. Nunca utilize hidratantes em excesso se a sua pele for oleosa ou com acne e, nestes casos, se for necessário usar um hidratante, utilize somente aqueles com a especificação oil free.

Os nossos cabelos sofrem muito com a exposição ao sol, o atrito do vento, o sal e a areia do mar e o cloro da piscina durante o verão. A primeira dica aqui é aplicar uma ducha de água doce para diminuir os efeitos negativos da água do mar ou da piscina imediatamente após um mergulho! Outra dica é nunca prender o cabelo com presilhas ou algo que exerça muita tração sobre os fios, enquanto eles estiverem molhados - isso facilita a quebra dos fios. Desembarace os cabelos sempre com pentes de dentes largos e não deixe de aplicar um leave-in de preferência em creme, antes da praia ou piscina! Isso vai formar uma "capa protetora" que irá preservar a cor e o brilho do cabelo! Ao voltar para lavar o seu cabelo, invista em xampus, condicionadores e máscaras bem hidratantes durante todo o verão, para que os fios do seu cabelo não percam a flexibilidade e portanto, a sua maciez. E para finalizar, nunca dispense o uso dos chapéus, como uma proteção extra, também para o seu cabelo!

Beba água em excesso, além de usar e abusar dos alimentos leves como as saladas e as frutas! Relaxe, durma bem e prepare-se para acumular muita Luz e muita energia nesta linda estação de verão!

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

PALAVRAS-CHAVE: questão de pele notícias

Questão de pele Cláudia Magalhães Formada pela Unicamp, onde fez residência médica, é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Fellow da Sociedade Americana de Dermatologia (AAD) e da Sociedade Americana de Laser (ASMLS). recepcao.claudiamagalhaes@gmail.com

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.