URGENTE
Candidatos já podem consultar o resultado do Enem 2017

Questão de pele

Check-list de mitos e verdades sobre a sua pele

Publicado em 21/12/2017, às 21h35 | Atualizado em 21/12/2017, às 21h38

Por Claudia Magalhães

Para que você possa curtir essa época tão esperada do ano, veja algumas dicas / Foto: Reprodução

Para que você possa curtir essa época tão esperada do ano, veja algumas dicas Foto: Reprodução

Neste final de ano, vale a pena fazer um check-list em relação à sua pele e o que fazer para que você possa aproveitar as suas férias da melhor forma possível. Para isso, dê um olhada na lista de mitos e verdades que preparamos com muito cuidado, para que você possa curtir essa época tão esperada do ano.

MITO: É mito achar que tomar Sol entre 7h e 10h da manhã é saudável. O Sol nesse horário da manhã tem muita radiação ultravioleta A - UVA, que não queima a pele, deixando-a imediatamente vermelha, mas confere a ela, um bronzeamento lento e gradual. No entanto, os raios UVA são os mais envolvidos com o envelhecimento da pele e com os cânceres de pele, em especial, o Melanoma.

VERDADE: O uso dos protetores solares com alto fator de proteção (FPS 60 a 99) é o mais indicado para serem usados no rosto, quando estamos expostos a um Sol de lazer (praia ou piscina) ou mesmo para aquelas pessoas portadoras de manchas, como é o Melasma. Quando colocamos o protetor solar, devido à menor quantidade aplicada, em média perdemos de um terço até a metade do FPS descrito no rótulo do produto. Por isso, vale a pena usar um FPS maior do que 30 em várias situações e atividades da nossa vida.

MITO: É mito afirmar que precisamos tomar Sol para repormos o nosso estoque de Vitamina D. A principal fonte dessa importante vitamina é realmente o Sol, que propicia a conversão dela na sua forma ativa, quando a nossa pele está exposta ao Sol. No entanto, não bastam apenas 10 a 15 minutos de Sol, como se preconizava no passado. É preciso tomar Sol até que a pele fique avermelhada, para que possamos estocar essa vitamina no nosso organismo. Então, esse Sol, nesta "dose" tão alta, passa a se tornar lesivo para a pele, tanto no quesito envelhecimento quanto para o desencadeamento dos cânceres cutâneos. A melhor opção, nesse caso então, é tomar gotas, cápsulas, gomas ou softgeis de Vitamina D, todos os dias ou semanalmente. A dose de manutenção é 2.000UI por dia ou 14.000UI por semana, mas pode ser preciso doses maiores, se o exame de sangue indicar níveis muito baixos de vitamina D.

VERDADE: Usar perfume antes de se expor ao Sol pode provocar manchas na sua pele, que muitas vezes, serão de difícil tratamento. Não só o perfume pode manchar ou irritar a pele sob o Sol, como também a manipulação de frutas cítricas pode causar sérios problemas durante o Verão. Fique bem longe de qualquer comida ou bebida que contenha limão, quando você for se expor ao Sol. Isso evitará graves queimaduras e manchas na sua pele.

- MITO: É mito acreditarmos que o Sol melhora as espinhas e que os protetores solares as fazem piorar. O que ocorre é que o Sol, num primeiro momento, deixa a pele mais ressecada, o que nos dá a falsa impressão de que a acne melhorou. Entretanto, com a exposição solar também existe um aumento da transpiração, da produção das glândulas sebáceas e um efeito imunossupressor - diminuindo as defesas da pele e, assim, propiciando uma maior proliferação de bactérias. Por isso, logo após a exposição ao Sol, vem um efeito rebote, com piora acentuada da acne e com um maior número de cravos e de espinhas.

VERDADE: No Verão é mais comum termos o aparecimento do herpes labial, que é caracterizado por aquelas vesículas que surgem na região dos lábios ou do nariz. Ele não é exatamente uma doença do Verão, mas a exposição intensa da pele à radiação solar é uma das formas de gerar sua erupção, devido a imunossupressão que isso causa, havendo assim uma diminuição da função de barreira cutânea. O herpes, em geral, dura entre 5 a 7 dias, mas é doloroso e bastante incômodo, inclusive do ponto de vista social. Portanto, use protetor solar labial ou batom com protetor solar, pelo menos com FPS 15 ou mais, todas as vezes que você for se expor ao Sol. Mantenha os lábios sempre muito bem hidratados, já que o Sol, o vento e o sal podem ressecá-los e ser mais um fator a favor do surgimento destas lesões, frequentemente naquelas pessoas que apresentam a forma recorrente do herpes.

MITO: É mito afirmar que o uso das maquiagens envelhece a pele ou pode causar outros danos à ela, inclusive o aparecimento da acne ou mesmo, a piora desta doença tão frequente nos dias de hoje. As maquiagens podem e devem ser usadas, principalmente nas suas versões oil-free, para quem tem a pele oleosa. O mais importante é fazer a remoção adequada de toda a maquiagem no final de cada dia. Atualmente existem várias opções de produtos com ação demaquilante, entre eles, destacamos as soluções micelares e os lenços umedecidos. Alem do sabonete, o demaquilante é um item fundamental para a completa higienização da pele da face e do pescoço.

VERDADE: Os protetores solares com cor estão em alta e não vão sair da moda nem tão cedo! Estes filtros solares Color bem como, o uso de maquiagem após a aplicação deles na face e no pescoço, aumenta muito a proteção da pele destas áreas ao Sol, mas também aumenta a proteção contra todas as luzes visíveis, em especial aquelas que são bastante comuns no nosso dia a dia, como por exemplo, as luzes que vêm dos nossos celulares, tablets, computadores ou mesmo, qualquer fonte de luz que esteja a menos de 60 cm do nosso rosto. Então, a dica é usar e abusar das maquiagens, principalmente daquelas que têm FPS na sua composição, mesmo que seja baixo - FPS 15 a 20.

MITO: Chocolate sendo a causa do aparecimento de cravos e de espinhas é um dos mitos mais comuns, ainda nos dias de hoje. Não é o chocolate e sim o açúcar o grande vilão para a nossa pele, tanto no quesito acne quanto nos fatores que predispõem ao envelhecimento cutâneo. Comer doces é um dos grandes pecados capitais que cometemos contra a nossa pele e contra a nossa saúde como um todo.

VERDADE: Não somente no Verão, mas durante todos os meses do ano, a nossa dieta deve ser balanceada, com a menor quantidade de carboidratos possível. Vale a pena investir nas verduras, legumes, frutas e também nas melhores fontes de proteínas, tais como os peixes e os ovos. É essencial beber pelo menos, 2 litros de água por dia. O ideal é a água com ou sem gás ou mesmo, as águas saborizadas, que não contêm açúcar e nem tão pouco vão aumentar muito a quantidade de calorias que ingerimos, a fim de que possamos manter o nosso peso corporal estável. Evite os sucos das frutas, que são muito calóricos e dê preferencia aos chás gelados se você quiser fazer uma variação na ingestão de líquidos / água.

Enfim, com todas essas dicas e sugestões, esperamos que o final deste ano seja iluminado, cheio de saúde, harmonia e paz para todos! Aproveitem este período para descansar e recarregar as energias, pois isso é muito bom para a nossa pele, para o nosso corpo como um todo e especialmente, para a nossa mente!


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

PALAVRAS-CHAVE: questão de pele notícias

Questão de pele Cláudia Magalhães Com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) nº 1951, é formada pela Unicamp, onde fez residência médica, é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Fellow da Sociedade Americana de Dermatologia (AAD) e da Sociedade Americana de Laser (ASMLS). Seu número de registro no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) é o 11.769.. recepcao.claudiamagalhaes@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo