Muito prazer

Casamento sem sexo

Publicado em 29/12/2015, às 08h42 | Atualizado em 29/12/2015, às 09h04

Por Silvana Melo

A mesmice torna muitas vezes o sexo e o relacionamento como um todo desinteressante / Foto: divulgação

A mesmice torna muitas vezes o sexo e o relacionamento como um todo desinteressante Foto: divulgação

Casamento sem sexo? Existe mesmo? Para alguns, pode parecer estranho... Mas para outros, é extremamente familiar, pois vivenciam exatamente isso: um casamento sem sexo! É difícil saber com exatidão quantos casais vivem sem manter relações sexuais no Brasil. Em 2008, o Ministério da saúde fez uma pesquisa na qual se constatou que 11% das pessoas que mantinham um relacionamento estável não haviam tido relações sexuais no período de um ano.  Na prática clínica, é possível ouvir relatos de casais que não têm relações há anos. Mas o que leva um casal a permanecer juntos mesmo assim?

Alguns se mantém casados pelo desejo de manter a família , outros pela cumplicidade afetiva, outros, ainda, pelo medo de viver só. Existem aqueles também , que se mantém juntos pelos filhos. O fato é que mesmo quando dizem que há amor , muitos casais não praticam sexo. O desgaste promovido pela rotina,  o stress e  o cansaço do dia a dia é o grande vilão  nesses  casos.  O fato é que as pessoas se  acomodam e vão espaçando a atividade sexual. E quanto menos fazem sexo , menor o desejo, pois  já está comprovado que  a baixa frequência sexual após algum tempo pode diminuir ainda mais o desejo.

Alguns casais, mesmo no início do relacionamento, têm uma vida sexual pouco intensa e, com o passar do tempo, a relação esfria  até zerar completamente o sexo. É lógico que existem vária s outras razões para o fato. Muitos pares relatam que após a chegada dos  filhos passaram a vivenciar apenas o papel de pai e mãe, deixando adormecer o homem e a mulher dentro de si. Alguns, com o passar do tempo dirigem  toda a sua libido para a profissão e para a vida familiar. A mesmice torna muitas vezes o sexo e o relacionamento como um todo desinteressante. Assim, tanto um como outro não se sentem estimulados para ter uma vida sexual ativa .

É muito comum também que após algum tempo de casados os parceiros engordem. As mulheres que sempre foram cobradas pela sociedade para ter um corpo perfeito evitam mostrar o corpo para seus parceiros. Isso interfere não só no seu desempenho, como também na sua frequência sexual. Na verdade, todas essas razões ficam na superfície de uma causa que pode ser bem mais profunda . Cada um dos cônjuges pode ter conflitos intrapsíquicos que interfiram negativamente  no seu desejo sexual. Outro fator que merece ser citado e considerado é a história do sexo no casamento. Assim, poderemos entender o porquê de  tanta  falta de desejo, erotismo , tesão e namoro entre os casais.

Alguns, com o passar do tempo dirigem toda a sua libido para a profissão e para a vida familiar

A instituição casamento foi criada na idade média para atender os interesses políticos e econômicos daquela época. Era comum os noivos se conhecerem no dia da cerimônia, portanto não havia nenhum vínculo afetivo nem sexual entre eles. O objetivo do sexo no casamento era meramente a procriação.  Assim, os filhos cresciam  vendo o distanciamento afetivo e sexual dos pais. Dessa forma, esse  hábito vem sendo repassado de geração a geração, fazendo parte do inconsciente coletivo de homens e mulheres. Assim, muito s casais acabam  repetindo esse antigo padrão de comportamento.

Hoje muitas pessoas desejam e buscam conscientemente viver um casamento no qual o amor e o prazer sexual caminhem juntos. É a primeira vez na história da sexualidade que o ser humano tenta criar relações duradouras onde haja paixão, desejo e prazer sexual. Esse  é um grande desafio para os casais modernos. É importante lembrar que a ausência ou a baixa frequência das relações sexuais em um casamento só é considerada como problema se um dos cônjuges estiver insatisfeito. Para a sexologia não existe uma frequência normal ou ideal, o importante é que o casal esteja adequado e satisfeito com o seu ritmo sexual. Se a insatisfação existir, é interessante que o casal busque uma terapia sexual para resolver a questão e desfrutar  de uma v ida sexual com muito mais prazer! 

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

PALAVRAS-CHAVE: entretenimento muito prazer

Muito prazer Silvana Melo é sexóloga, educadora sexual e delegada da Sbrash (Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana) desde 1999. Com formação em Hipnoterapia Ericksoniana. silvanamelo@uol.com.br

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

  • De: James- 30/12/2015 15:25 Existe casamento sem sexo sim, é o chamado casamento josefino, procurem no google para saber mais. Mas para isso ocorrer, tem que ser feito em comum acordo do casal. Um exemplo famoso disso são dos pais de Jesus e os pais de Santa Terezinha de Lisieux.
  • De: Habacuque Rocha- 30/12/2015 08:51 "A instituição casamento foi criada na idade média para atender os interesses políticos e econômicos daquela época". Alguém pode me dizer de onde a colunista tirou isso? Hahahaha...
  • De: Hermógenes- 30/12/2015 07:54 A instituição do casamento não se deu na Idade Média. É muitíssimo anterior. Há relatos do século XVII A.C. sobre casamentos formais, suas cerimônias, responsabilidades, consequências e costumes. Considerando a Bíblia, o casamento foi instituído por Deus desde a criação do primeiro par humano. Ainda que alguns não creiam nisso, são forçados a reconhecer o fato de que essa narrativa foi escrita por Moisés por volta de 1.400 A.C., quando, evidentemente, o casamento já era reconhecido como instituição oficial, permanente, apenas entre um homem e uma mulher, sexual, afetiva, reprodutiva e absolutamente necessária à estruturação de uma sociedade justa e orientada.
  • De: Campos- 30/12/2015 07:39 Casamento sem sexo é fachada. Sexo é essencial e não é a idade que atrapalha. Claro que com o tempo a libido diminui, principalmente da mulher devido a jornada dupla que a maioria enfrenta, aí cabe ao homem trabalhar para fazer renascer o desejo adormecido e jamais se acomodar com a situação. Onde a carinho e carícias há sexo, e isto foi deixado por Deus.
  • De: Joao Moura- 30/12/2015 07:31 Tem de ver se só não há sexo entre eles, se os parceiros não tem sexo com outras pessoas e se mantem afastados. E o por que da evitação, do afastamento? Tem coisa pra trabalhar ai, não é só comodismo e paixão não.
  • De: Insatisfeito- 30/12/2015 07:30 sou totalmente insatisfeito, meu casamento já não existe mais e um dos principais motivos é exatamente esse, a falta de sexo. sendo assim, só gostaria de deixar mais um motivo do porque que um casal permanece junto mesmo assim e o meu motivo é financeiro. eu trabalho e não dependo dela mas se nos separarmos a casa vai cair para os dois financeiramente. muito triste isso...
  • De: Inezilda Caetano- 30/12/2015 07:24 veja isso.... Beijos
  • De: kelly- 30/12/2015 07:17 é óbvio que existe casamente sem sexo, fala sério! só porque você pratica sexo não quer dizer que outras pessoas são obrigadas a sentir vontade, a vontade pode simplesmente não existir, e ai, qual o problema? E amar a pessoa do mesmo jeito a ponto de não querer viver sem ela, ter sua companhia, seu afeto, construir algo bonito e duradouro. Lembrando também que existem pessoas assexuadas (sem vontade fazer sexo), e dai? Normal...
  • De: Antonio- 30/12/2015 06:53 Fazendo uma analogia o sexo é como se fosse o tempero do amor, da convivência, do comprometimento e da felicidade do casal. Casal sem sexo não é casal, é um faz de conta, ou uma convergência de interesse extra conjugal, mas não é casal.
  • De: Doca- 30/12/2015 03:28 Existe mais casamentos de fachada por interesse econômico ou por homossexualidade oculta do que qualquer outra justificativa. Não entendo o motivo de sexólogos sempre colaborarem para a manutenção da hipocrisia social.
  • De: Carlos- 30/12/2015 02:03 O casamento não foi criado na idade média, como dito na reportagem e nem foi pelos motivos apontados. Melhor se interar mais da história antes de afirmar fatos que acabam circulando no internet como verdades.
  • De: Beta- 29/12/2015 23:28 Esse Zeh Gatão é mesmo um bobão... esse sim vive na idade média com um comentário que retrata uma escrava e não uma esposa. O que tem haver se uma mulher passa roupa ou cozinha com a vida sexual dela? Faça mil favor, quer ter comida e roupa passada contrate uma empregada, mulher faz isso por amor e não por obrigação, não se esqueça que estamos no século XXI.
  • De: marcelo- 29/12/2015 22:15 pra guardar
  • De: therocker- 29/12/2015 21:49 Papo furado. Casamento sem sexo não existe. O sexo sempre existe, mesmo que fora do casamento. Moraram?
  • De: JOSE BELO- 29/12/2015 21:18 CLARO QUE EXISTE CASAMENTO SEM SEXO SIM. SOU CASADO A 30ANOS, 3 LINDOS FILHOS, 2 NORAS, 3 NETINHOS LINDOS E AINDA E VAMOS CONTINUAR VIVENDO. NÃO SENTIMOS MAIS DESEJO/TESÃO UM PELO OUTRO, MAS O RESPEITO, CUMPLICIDADE, AMIZADE PERMANECE 100% - GRAÇAS..
  • De: Marcio- 29/12/2015 21:04 Não sei se isso é normal, mas minha esposa depois que engravidou não quer mais saber se sexo, ja fazem quase 2 anos e isso realmente esta acabando com o nosso casamento, pois estou junto somente por causa dos filhos, não acho isso normal e casamento sem sexo não existe
  • De: Célio- 29/12/2015 20:58 De onde essa senhora tirou a ideia de que o casamento teve origem na idade média?
  • De: Max- 29/12/2015 20:45 Na verdade o casamento foi instituído por Deus desde Adão. Gênesis 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Adão veio um pouquinho antes da idade média.
  • De: marone- 29/12/2015 20:43 se ficar sem sexo no casamento, as portas se abrem para traição
  • De: ecampo- 29/12/2015 20:39 Interessante a matéria, atualizada. Acho que o problema começa quando a mulher tem o primeiro filho e se acha realizada. Depois, fica difícil o relacionamento sexual e afetivo. O conjugue, perde espaço e a exclusividade. Há opções, a buscar...novas.
  • De: Ronaldo- 29/12/2015 19:52 Casamento no dicionário Aurélio é união entre duas pessoas então acho que está tudo certo... agora interprete como era essa união na idade média...
  • De: Naldo Fontes- 29/12/2015 19:51 Acho que ninguém vive sem sexo, quando num relacionamento não há sexo, com certeza haverá traição de um dos lados. O assédio é contínuo e vale para os dois.
  • De: Francisco- 29/12/2015 19:16 O casamento é um contrato com objetivos economicos, apenas isso. O ser humano não foi feito para ter um único parceiro durante a vida toda, isso é convenção cultural que vai contra a nossa natureza. Mais do que normal o desejo sexual arrefecer e mesmo acabar após um tempo de convivência.
  • De: roger- 29/12/2015 18:23 Realmente, casamento já existia no tempo do Cristo e antes disso. Casamentos judáicos, romanos, gregos, cada um tinha sua característica. Na idade média, o casamento ganha outra imagem.
  • De: Hanthony- 29/12/2015 18:17 Belo texto, prezada Silvana. Infelizmente alguns leitores não compreendem sua citação sobre a Idade Média. Mas é óbvio que a Instituição Casamento está com o mesmo "comportamento" medieval. Infelizmente aqui no Brasil tenho a nítida impressão que toda a sociedade está vivendo como nos tempos do Feudalismo. O Senhor feudal e seus Vassalos... tudo é um "negócio", inclusive o casamento. Uma paixão verdadeira, tórrida e REAL parece não existir mais.
  • De: Slavic- 29/12/2015 17:32 "A instituição casamento foi criada na idade média" (!?) Nossa, então no imperio romano, grécia antiga, Egito, mesopotâmia,... não havia casamento? No Israel antigo tb não? Explica aí, pq ficou muito estranho esta frase hahahah Dá até medo fazer uma "consulta" com uma profissional deste nível, ou é algo proposital? (idade média > igreja católica > cristianismo). E para os que acham que a Bíblia e contra o sexo, vejam o que está escrito nos poemas do livro de Cantares.
  • De: Anny- 29/12/2015 17:32 ela não fez um estudo serio com pessoas de verdade....obvio
  • De: luis- 29/12/2015 17:28 sim principalmente pelo watsup!!
  • De: Zeh Gatão- 29/12/2015 17:11 As mulheres vão reclamar nas igrejas para os padres e pastores que seus maridos não prestam. Quando se pergunta a elas se cumprem sua obrigações sexuais com seus maridos, passam suas roupas, fazem a comida preferida deles, a resposta é sempre a mesma. NÃO. O casamento está falido e casamento sem sexo não existe é mera falta de coragem de separar ou de reconhecer que alí há um espírito atuando, o da frieza conjugal.
  • De: renegate- 29/12/2015 16:30 Silvana, dizer que o casamento foi "criado" na idade média é o maior desbunde que já li. Estude mais um pouco, querida.
VEJA MAIS COMENTÁRIOS
Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo