NE10
Pernambuco - 16.04.14 - Atualizado às 18h49

Mercado HQ

De olho em novos públicos, Marvel Comics também vai arrumar a casa

Publicado em 06.07.2012, às 18h54


Vingadores e X-Men serão destaques em nova fase da editora
Vingadores e X-Men serão destaques em nova fase da editora
(Clique para ampliar / Divulgação)

Por Paulo Floro

Passado quase um ano da reformulação da DC Comics, é possível dizer que a estratégia da editora americana chamou atenção para os quadrinhos de super-heróis clássicos, como Superman, Batman, Aquaman, Mulher-Maravilha, entre outros. E não estamos falando de qualidade do material, que ficaram na média, mas sim de alcance maior de público. Parece que agora é a Marvel que também almeja dar uma sacolejada em suas fileiras com um projeto de reformulação que irá zerar diversos títulos e dar nova cara a personagens como Capitão América e os X-Men. 


LEIA MAIS
» Obra mais conhecida de Mutarelli retorna às livrarias
» Novos 52: O melhor momento para colecionar DC
» Vingadores pautam lançamentos da Marvel
» 50 anos de Hulk
» Mangás Monster e Dragon Ball de volta

Chamada de Marvel Now, a iniciativa acontecerá a partir de outubro nos EUA e já divide opiniões. Acontece como consequência da mega-saga Vingadores Vs X-Men, que colocou em confronto as maiores equipes da Marvel. Segundo informações de um dos editores, Axel Alonso, não se trata de um reboot aos moldes que a DC fez com "Os Novos 52". Segundo ele, o universo não será resetado, nenhuma origem será recontada e nenhum herói irá retroceder no tempo de sua cronologia. "Não vamos voltar no tempo, ir para o futuro ou mesmo criar um universo alternativo", disse em entrevista ao site Comic Book Resources. "A Terra não será transformada num quadrado nem num retângulo ou algo parecido", contou. 

Outro editor, Tom Brevoort disse que cerca de 20 títulos serão zeradas, incluindo Thor, Homem de Ferro e Capitão América. Séries atualmente elogiadas como Demolidor, escrita por Mark Waid, vai continuar como está. Os novos títulos desse projeto serão All New X-Men, escrito por Brian Michael Bendis e desenhado por Stuart Immonem, Uncanny Avengers, com roteiro de Rick Remender e arte de John Cassaday e Avengers, com texto de Jonathan Hickman e um rodízio de artistas. Esta HQ será quinzenal e trará uma formação de até 18 membros dos Vingadores.

Analisando friamente, através da ótica mercadológica, a Marvel claramente quer aproveitar o sucesso do filme dos Vingadores, que bateu recordes para um longa do gênero nos cinemas. A prova disso é a enxurrada de títulos com o supergrupo. As roupas de Thor, Homem de Ferro e Capitão América também estão mais próximas do que foi visto nas telas. "Não mentimos quando dizemos que Vingadores vs X-Men seria a culminação de várias histórias que vínhamos contando nos últimos anos. Alguns personagens alcançarão redenção, enquanto outros mudarão. Os X-Men e os Vingadores serão reposicionados para o futuro. Que época melhor do que essa para dar uma sacudida nas coisas?", disse Alonso ao site Entertainment Weekly. 

Marvel Now tem ao menos um ponto problemático em relação ao reboot da DC, que é sua falta de unidade. Enquanto a editora de Superman foi radical em zerar todos os seus títulos e trazer mudanças significativas, a Marvel vai dar liberdade para alguns autores a participar da proposta. Portanto, essa reformulação será gradativa e deverá durar quase um ano. Muito ainda será revelado, o que deve acontecer durante a San Diego Comic Con, nos EUA, que acontece agora em julho. Com boas histórias, qualquer mudança brusca se justifica. E se o projeto trouxer mais leitores para as HQs de super-heróis, ainda melhor. Vamos aguardar. 

Abaixo a primeira capa da nova fase, que traz uma diagramação totalmente ousada e diferente do que estamos acostumados. Quem assina é John Cassaday.



Com informações do Universo HQ

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Compartilhe essa notícia

DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE
Comente esta matéria
validador 

Cadastre-se! Esqueceu a senha? O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. Para participar, é preciso ser cadastrado no Portal.

Publicidade

Perfil

PAULO FLORO é jornalista do NE10 e um dos editores da Revista O Grito!. Edita o blog do portal, o MundoBit.



especial

Derrepente virtual

Derrepente virtual

Produzido por concluintes do curso de Jornalismo da Católica, especial mostra como a literatura de cordel sobrevive na era virtual.

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
© Copyright © 1997-2014, SJCC - Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - Recife - PE - Brasil
Grupo JCPM