Enogourmet
Publicado em 18/07/2014, às 21h01 | Atualizado em 21/07/2014, às 18h30
Foto: divulgação
De acordo com a marca ou o modelo, esses formatos podem variar um pouco: mais alta, mais baixa, bojo maior ou menor, etc.
A primeira taça serve para uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Cabernet Franc, Petit Verdot e ainda blends. Mas, comumente, é usada para quase todos os tipos de vinhos tintos, com exceção, geralmente, da PinotNoir.
A segunda, tipo Riesling (ou Sauvignon Blanc ou Bordeaux branco), é usada para vinhos brancos leves e refrescantes. E também pode ser usado para praticamente todos os brancos, independente da uva. Na maioria das vezes, esta é um pouco menor que a Bordeaux.
Os vinhos brancos, ainda, muitas vezes, são servidos na mesma taça do tinto, podendo até ser dispensável ter uma taça específica para os brancos.
Já a flûte, para espumantes, é indispensável. Realmente, para consumidores de espumantes, ela é fundamental, pois mantém a perlage e os aromas delicados da bebida.
Os amantes da Borgonha podem, ainda, ter em casa as seguintes taças:
O bojo mais aberto e a boca mais fechada permitem que os delicados aromas dos vinhos da Borgonha se expandam, mas permaneçam na taça.
Como falei acima, o tipo de taça que devemos ter em casa varia de acordo com o nosso estilo e o nosso consumo. Mas, alguns aspectos devem ser levados em consideração:
» Compre taças transparentes e lisas, preferencialmente de cristal, ou de vidro fino;
» Dê preferência às taças maiores (sem exageros), que permitam que você gire o vinho na taça;
» Procure taças com hastes mais longas.
Dica: a Schott Zwiesel, outra produtora de taças, lançou a linha “Tritan”, ultrarresistente. Pode-se bater uma taça na outra e ela não quebra.
E, para finalizar, é importante lembrar:
» As taças devem ser seguradas pela haste, nunca pelo bojo;
» Preencha apenas 1/3 da taça com a bebida;
» As taças devem ser lavadas com água morna e um pouco de detergente líquido, enxaguando bem para que todo o sabão seja retirado;
» Para secá-las, deve ser usado um pano de linho limpo e, depois lustra-lascom vapor de água;
» Guardá-las em local isento de aromas fortes.
Ainda segundo a produtora Riedel, deve-se gastar, por taça, o mesmo valor que se gasta para comprar uma garrafa. Ou seja, se você compra vinhos na faixa dos R$ 50, por exemplo, deve gastar o mesmo com uma taça de vinho.
Quanto às taçasque mais parecem copos, pois não contém hastes, eu digo que são legais e estilosas, mas não são apropriadas para vinhos. Você até pode tê-las em casa e servir água nelas. Vai dar um charme na decoração, sem prejudicar os vinhos. O mesmo serve para aquelas lindas taças coloridas.
Para quem quiser entender um pouco mais sobre cada tipo de taça para cada tipo de vinho, sugiro acessar o site da Riedel (www.riedel.com). É possível selecionar o tipo de uva e achar a taça ideal. Procure a sua!
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10
PALAVRAS-CHAVE: entretenimento enogourmet
Amanda Loyo
é sommelier e amante da enogastronomia. amandaloyo@hotmail.com
O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.