Doses de Foco

Líder que inspira, respira e transpira

Publicado em 16/11/2017, às 16h51 | Atualizado em 16/11/2017, às 17h08

Por Danielle Maciel Brandão

O líder que inspira ajuda sua equipe a encontrar significado no trabalho / Foto: Pixabay

O líder que inspira ajuda sua equipe a encontrar significado no trabalho Foto: Pixabay

“Um líder é o que faz com que o colaborador ame ou odeie o seu trabalho. Um Líder ruim pode, sozinho, arruinar a experiência no ambiente de trabalho – não importa quanto esforço os líderes superiores façam para construir uma cultura decente. Um bom líder põe o time no caminho certo para uma experiência prazerosa de ambiente de trabalho. Mas uma grande líder faz ainda mais.” Bob Lee (livro: Regras de Confiança)

Sobre líderes que fazem MAIS, porque os que fazem menos nem vale a pena falar.... Tenho que começar esse post agradecendo a espetacular noite de 30 de outubro, Pernambuco conheceu as 30 melhores empresas para trabalhar no Estado. No dia da Premiação perguntei ao nosso CEO se ele gostaria que no meu discurso no Prêmio eu falasse algo em especial, ele como grande Líder que é disse: “Follow Your heart!! E brilhe pois será sua festa.”

Segui meu coração isso eu garanto, pois trabalhamos durante todo ano para chegarmos nesse momento de celebração, Sétima edição do Prêmio Melhores Empresas para trabalhar em Pernambuco e minha primeira vez à frente do GPTW PE. E chegamos a aproximadamente 80 empresas inscritas, representando um incremento de 30% em relação a empresas inscritas em 2016. Foi muito além de missão cumprida, foi o momento que pude ter certeza que compor GPTW é ter uma vida com propósito, significado, engajamento e muita transformação. Parabéns as 30 empresas premiadas, gratidão a todos CEOs que prestigiaram a nossa Festa, aos colaboradores que comemoraram lindamente e ao parceiro SJCC por tornar esse prêmio realidade. A vencedora pela terceira vez consecutiva foi a CENEGED, empresa de prestação de serviços no setor elétrico. Em segundo Lugar foi a EMBRACON PE, que é uma administradora de consórcios do Brasil. E a terceira a MC DONALDS em Pernambuco, essa sendo a única genuinamente Pernambucana que foi premiada no Ranking Nacional deste ano.

O discurso do CEO Renato Albuquerque da CENEGED, foi dizendo que queria que mais empresas estivessem conquistando como ele o primeiro lugar, essa é a sua aspiração, com ações muito simples no dia a dia se faz uma gestão inspiradora! Ele é um líder inspirador, começou de como leiturista, sabe na pele as dores e dicificuldades de ser um colaborador, ele faz questão de percorrer e falar com as pessas de todas as áreas.

O tema Inspirar é uma das 9 práticas para a sua empresa se tornar um excelente lugar para trabalhar, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Great Place to Work. Logo, para uma empresa atingir seus objetivos ela precisa:
» Inspirar os funcionários;
» Falar a verdade;
» Escutar com sinceridade.

Para o GPTW, quando falamos em inspirar, a definição que mais ouvimos é comunicar a um colaborador sobre os objetivos da empresa. Mas não é só isso: o líder que inspira ajuda sua equipe a encontrar significado no trabalho. Esse significado se origina de três formas possíveis: impacto pessoal no trabalho (o que eu faço), cultura e/ou ambiente (como fazemos), e missão ou propósito (por que fazemos). Intangível ou não, os efeitos no ambiente de trabalho são bem nítidos, e podem ser medidos. Estudos recentes observam que funcionários que encontram sentido no trabalho que fazem estão em média 70% mais satisfeitos, e 40% mais engajados que seus colegas.

Relação inspiradora de líder e liderado

O que faz uma relação de líder e liderado ser inspiradora, sem dúvida é o entendimento do trabalho com significado, o que é ter um trabalho com significado? E respondam sinceramente e de forma consciente: Você sente valor naquilo que você faz? Você sente orgulho do que faz? Você sente confiança em seu líder? Sua empresa entende qual é o sentido? Você sente que o ambiente que você está é um lugar que você aprende? Você se sente realizado? Todas essas perguntas podem te levar a várias reflexões, mas sem dúvida a mais pertinente é o quanto você quer ser inspirador?

Se o que se quer é um trabalho com significado, propósito, realização e aprendizado não tem como não exercer o caminho da liderança inspiradora, “Uma boa liderança é um bem raro nas empresas. E elas sabem disso. No estudo global de capital humano realizado pela IBM6, 75% das empresas disseram que a construção do talento de liderança é o maior desafio que as empresas enfrentam na atualidade.” O Ruy foi convidado para o TEDx de São Paulo, mas no período estaria fora do Brasil, então ele sugeriu o diretor de Educação Cauê, e apresentação do Cauê foi linda e inspiradora, nos deixou bem emocionados, causou muita comoção no nosso grupo, então o Ruy pediu uma reunião com todos via internet, e enquanto ele estava agradecendo ao Cauê e de novo nos emocionando os pais do Cauê estava entrando na sala na mesma hora para também prestar uma homenagem. Logo, uma ação como essa é super simples de fazer, traz calor humano, e pequeno custo e contagiou todos os colaboradores, sendo uma inspiração. Então, preciso te perguntar o que você faz para inspirar as pessoas?

Se quer saber com mais sobre a prática Inspirar do Great Place To Work, baixe o Ebook da série “Guia GPTW para construir um excelente ambiente de trabalho” continua explorando as 9 práticas culturais de uma empresa:

http://conteudo.greatplacetowork.com.br/inspirar
www.gptw.com.br

Desfrute e compartilhe mais inspiração, exerça o protagonismo.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

PALAVRAS-CHAVE: líder notícias doses de foco

Doses de Foco Danielle Maciel Brandão É Diretora Executiva do GPTW PE/AL, coach Executiva e de Carreira, professora MBA em Gestão de Pessoas e Negócios , consultora em Gestão de Pessoas e mestre em Geociências pela UFPE em 2001. dani.maciel@greatplacetowork.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo