Difusão

O Ensino Público nos Estados Unidos da América

Publicado em 22/03/2017, às 21h12 | Atualizado em 22/03/2017, às 21h21

Por Marcelo Sampaio Alencar

Harvard é uma das universidades americanas mais renomadas / Foto: AFP

Harvard é uma das universidades americanas mais renomadas Foto: AFP

Ao comparar as características do sistemas de ensino superior brasileiro com o dos Estados Unidos, há duas diferenças principais.

As universidades americanas mais renomadas são particulares, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), e as universidades de Harvard, Stanford, Yale, Princeton, Columbia e Duke. Suas anuidades costumam ser as mais caras do país.

No Brasil há poucas universidades particulares de qualidade e, entre elas, as melhores são as confessionais, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. As mensalidades costumam ser caras nessas instituições.

As universidades públicas dos Estados Unidos são pagas, diferente das públicas brasileiras, que são gratuitas. A maioria das universidades públicas americanas é estadual. Além de serem pagas, elas cobram valores mais altos de estudantes de outros estados americanos, ou de estrangeiros.

No Brasil, em geral, o sistema federal de ensino superior, composto pelas universidades e institutos federais, tem qualidade superior aos outros, sejam estaduais, privados ou confessionais. Há poucas exceções a essa regra, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e as duas universidades confessionais mencionadas.

No Brasil, como nos Estados Unidos, a pesquisa é, em sua maior parte, financiada pelo Estado. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financia, no País, principalmente projetos individuais de pesquisa, propostos por professores, fornece bolsas a pesquisadores e alunos, mas também apoia centros de excelência e a formação de consórcios de instituições.



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), atua principalmente no financiamento de instituições, com a manutenção de programas de pós-graduação, e a concessão de bolsas a alunos.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é uma empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras entidades públicas ou privadas.

Nos Estados Unidos, a maior parte do financiamento à pesquisa vem das agências e departamentos do governo federal. As universidades entram com aproximadamente um terço do que o governo federal investe. Uma menor parte dos recursos provém de doações e recursos cedidos por entidades ou empresas, além de governos locais.

A Fundação Nacional de Ciência (National Science Foundation – NSF) financia grande parte da pesquisa, tanto pública, quanto privada.

A pesquisa espacial americana é financiada principalmente pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration – Nasa).

Os Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health – NIH) financiam as pesquisas na área de Medicina e Biologia.

A Darpa, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, criada em função do avanço da União Soviética no setor espacial, financiou a instalação da Arpanet, precursora da Internet, e aloca recursos para pesquisa nas áreas de defesa e correlatas.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

PALAVRAS-CHAVE: difusão notícias ensino

Difusão Marcelo S. Alencar Marcelo Sampaio de Alencar é professor titular da UFCG e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Communicações (Iecom).. sampaio.alencar@gmail.com e no twitter: @marcelosalencar

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo