Cozinha do Gaúcho

Torta bombom e marquise de chocolate para adoçar a semana

Publicado em 23/03/2017, às 12h24 | Atualizado em 23/03/2017, às 12h40

Por Eduardo Azevedo

A torta bombom leva leite condensado, chocolate e creme de leite  / Foto: Eduardo Gaúcho

A torta bombom leva leite condensado, chocolate e creme de leite Foto: Eduardo Gaúcho

O chocolate até pode ser o grande vilão das dietas, mas é bom demais. Melhora nosso humor, diminui a ansiedade e aumenta a disposição mental. Só aí temos três bons motivos para consumi-lo sem culpa. Por isso, e sem muitas delongas, a Cozinha do Gaúcho sugere, para adoçar o seu fim de semana, duas sobremesas cujo ingrediente principal é o chocolate. Torta bombom e Marquise de chocolate. Ambas de fácil e rápido preparo e de custo baixo.

Torta bombom

» Ingredientes
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de margarina
2 latas de leite condensado
500g de chocolate ao leite
6 colheres de creme de leite
bolachas de leite

» Modo de preparo
Leve o açúcar para caramelizar em fogo baixo. Acrescente a margarina, mexa para misturar bem e adicione o leite condensado. Mexa sem parar, até aparecer o fundo da panela. Desligue, transfira para uma travessa e reserve. Rale o chocolate e derreta em banho-maria. Em seguida adicione creme de leite e mexa para formar o ganache. Deixe esfriar um pouco. Forre o fundo de uma assadeira com papel manteiga. Despeje o chocolate para formar uma camada não muito grossa. Por cima faça uma camada de caramelo e uma de bolacha. Faça mais uma camada de caramelo e bolacha e cubra com o chocolate, deixando um pouco do ganache para cobrir as laterais posteriormente. Leve ao freezer por três horas. Desenforme, retire o papel manteiga e cubra as laterais com o restante do ganache.



Marquise de chocolate

marquise-620

» Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 pacotes de biscoito maisena
2 xícaras de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
200g de nozes picadas
2 caixas de morangos
1 1/2 xícara de açúcar
1 copo de vinho tinto
1 barra de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite

» Modo de preparo
Triture grosseiramente com as mãos os biscoitos maisena e misture bem com o leite condensado. Acrescente o chocolate em pó, misture, e depois as nozes. Forre uma assadeira com papel alumínio, coloque a mistura, feche e prense com as mãos. Leve para gelar por seis horas. Desenforme e cubra com o ganache de chocolate. Leve para gelar por meia hora. 

Para a calda
Misture os morangos, açúcar e vinho e deixe curtir por dez minutos. Leve ao fogo baixo por dez minutos. Separe os morangos e leve a calda para reduzir por mais 15 minutos. Junte os morangos e a calda e reserve.

Ganache
Aqueça o creme de leite sem ferver e derreta dentro chocolate quebrado em pedaços pequenos.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Cozinha do Gaúcho Eduardo Azevedo Eduardo de Azevedo é considerado pelos amigos como o gaúcho mais pernambucano que eles conhecem. É formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS, e foi adotado por Pernambuco faz 25 anos. A cozinha é uma das suas paixões.. gaucho.azevedo@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo