Cozinha do Gaúcho

Estrogonofe de proteína de soja. Fácil, rápido e surpreendente!

Publicado em 20/07/2017, às 10h00 | Atualizado em 20/07/2017, às 10h00

Por Eduardo de Azevedo

Estrogonofe de proteína de soja surpreende. É fácil, saudável e econômico / Foto: Eduardo de Azevedo e Souza

Estrogonofe de proteína de soja surpreende. É fácil, saudável e econômico Foto: Eduardo de Azevedo e Souza

A receita de estrogonofe de proteína de soja, sugestão da semana da Cozinha do Gaúcho, é para quebrar tabu. Ao contrário de muita gente prega, a soja, quando preparada corretamente, não tem aquele gosto característico. E essa receita prova isso. Fica uma delícia e é uma alternativa para quem, por filosofia ou por questões de saúde, não come proteína animal.

A soja traz inúmeros benefícios à saúde, já que possui mais proteínas que os ovos, peixes, carnes vermelhas e brancas. Por isso, o alimento é ótimo para quem se exercita, uma vez que a proteína é necessária tanto para o crescimento como para a regeneração e manutenção de tecidos, como o muscular.

A receita de estrogonofe de proteína de soja é muito rápida de se fazer e econômica. Rende bem e você não vai levar mais de 40 minutos para o preparo. Experimente fazer. Você vai se surpreender com o resultado.



Ingredientes

3 xícaras de proteína de soja em pedaços
2 cebolas
1 colher de sopa de alho triturado
50 ml de vinho tinto
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
50ml de uísque ou conhaque
3 colheres de ketchup
100g de cogumelos laminados (usei champignon)
1 caixa de creme de leite

O prato quando temperado corretamente não fica com o gosto característico da soja

O prato quando temperado corretamente não fica com o gosto característico da sojaFoto: Eduardo de Azevedo

Modo de fazer

Cubra a proteína de soja com água e deixe hidratar por dez minutos. Escorra a água e esprema a soja. Liquidifique as cebolas com o alho e o vinho. Despeje a mistura sobre a proteína de soja. Misture bem e deixe descansando por dez minutos. Tempere com pimenta-do-reino a gosto.

Aqueça uma frigideira com azeite e refogue a proteína de soja. Tempere com sal a gosto. Deixe secar a água que se formou. Adicione o uísque, deixe levantar fervura e flambe. Acrescente o ketchup, misture bem e refogue em fogo baixo por uns 2 minutos. Adicione os cogumelos, refogue mais um pouco e, em seguida, coloque o creme de leite. Deixe o creme aquecer, mas não deixe que ferva. Desligue e está pronto para servir.
Receita serve quatro pessoas.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Cozinha do Gaúcho Eduardo Azevedo é considerado pelos amigos como o gaúcho mais pernambucano que eles conhecem. É formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS, e foi adotado por Pernambuco faz 25 anos. A cozinha é uma das suas paixões.. gaucho.azevedo@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

  • De: Nelson Almeida- 20/07/2017 09:46 Só faltou indicar que não faça com creme de leite animal, para o prato ficar totalmente vegano
Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo