Cozinha do Gaúcho

Faça um delicioso crumble de maçã, você vai se surpreender!

Publicado em 27/04/2017, às 08h01 | Atualizado em 27/04/2017, às 08h02

Por Eduardo Azevedo

Surpreenda fazendo essa deliciosa sobremesa / Foto: Eduardo Azevedo

Surpreenda fazendo essa deliciosa sobremesa Foto: Eduardo Azevedo

O nome crumble me soou muito estranho quando ouvi pela primeira vez num programa de TV. Fui atrás para descobrir o que era, como era feito e que gosto tinha. Fiz a primeira vez com mix de frutas vermelhas e achei o sabor incrível. Depois, segui minha pesquisa gastronômica e descobri o de maçã. Foi uma surpresa muito agradável: uma sobremesa leve, de sabor suave e, o melhor, com poucos ingredientes e de preparo muito fácil.

Tudo deve ser assado até que a cobertura fique crocante

É esse prato de origem britânica que a Cozinha do Gaúcho traz como sugestão da semana. Crumble, propriamente dito, é uma farofa crocante que serve de cobertura para essa delícia inglesa. O que vem por baixo são frutas picadas, em compota ou naturais. Tudo deve ser assado até que a cobertura fique crocante. A sobremesa deve ser servida ainda morna, com uma bola de sorvete (o de baunilha combina muito bem). Você pode variar as frutas. As mais usadas na Inglaterra são maçãs, amoras, pêssegos, framboesas, peras e ameixas. Bom apetite!



Crumble de maçã

Ingredientes

Farofa crocante com frutas deve ser servida morna

Farofa crocante com frutas deve ser servida mornaFoto: Eduardo Azevedo

5 maçãs descascadas e picadas
1 limão siciliano
1 xícara de açúcar cristal
12 colheres de sopa de farinha de trigo
8 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou cristal, se preferir)
4 colheres de manteiga em temperatura ambiente
200g de amêndoas laminadas (opcional)
canela em pó a gosto

Como fazer

Descasque e pique as maçãs. Adicione o suco e as raspas de um limão siciliano. Acrescente uma xícara de açúcar e canela em pó a gosto.

Faça a farofa (o crumble propriamente dito). Misture com as mãos a farinha, o açúcar e a manteiga. Depois acrescente as amêndoas. Despeje essa farofa sobre as maçãs (pode ser numa tigela grande ou porções individuais). Leve ao forno preaquecido a 180° por trinta minutos. Sirva morno com uma bola de sorvete de baunilha.

Receita serve muito bem 8 pessoas.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Cozinha do Gaúcho Eduardo Azevedo Eduardo de Azevedo é considerado pelos amigos como o gaúcho mais pernambucano que eles conhecem. É formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS, e foi adotado por Pernambuco faz 25 anos. A cozinha é uma das suas paixões.. gaucho.azevedo@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo