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Pernambuco - 23.04.14 - Atualizado às 06h20

Alimentação

Monte um cardápio saudável para as crianças na volta às aulas

Publicado em 31.01.2012, às 18h02


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Saiba como fazer combinações saudáveis para o lanche da escola
Foto: Reprodução/Internet

Do NE10

A grande maioria das escolas no Grande Recife já começa as aulas nesta quarta-feira (31) e os pais precisam ter alguns cuidados com a rotina de alimentação dos filhos, principalmente quando estão fora de casa, na companhia dos amigos e influência das cantinas de colégios. A equipe do NE10 entrevistou uma especialista no assunto e montou um cardápio semanal, com várias combinações, para detonar na missão lancheira saudável.

De acordo com a nutricionista Graça Albuquerque, o importante é fazer combinações de comidas com as frutas. "É importante jogar a fruta com um biscoito integral, por exemplo, porque a fibra do biscoito retarda a abosrção da fruta e a criança, além de não engordar, não fica com fome", ressalta a especialista. E se a fruta não entrar em todos os dias da semana, varie na quantidade e sabor das bolachas doces.

Na segunda-feira, invista em uma frutinha com seis biscoitos integrais, mais um suco (evite os industrializados, pois a quantidade de conservantes é bem maior). Já na terça-feira, coloque na lancheirinha da criança uma opção mais suculenta, com uma fatia de bolo simples (ou os tradicionais brownies), dois queijinhos tipo polenguinho e o suco de fruta. Já no meio da semana, opte pelo sanduíche de pão de caixa com queijo polenguinho (ou algum outro de preferência da criança). Para completar, mais uma rodada de suco. 

Para Graça Albuquerque, o ideal é que evite os alimentos não saudáveis. Frituras, fast foods, gorduras e muitos doces devem se manter longe do cardápio. "Evite sempre frituras, como coxinhas e pastéis, pão de queijo, biscoitos recheados. E a fatia do bolo, sempre da mais simples", afirma a médica. Mas, os pais sabem que tal dieta é impossível, então a nutricionista aconselha: tire um dia para abrir mão das comidas gordurosas, com algumas restrições.

A quinta-feira será a premiada neste cardápio. A dica é optar pelos salgados assados no forno, que tem menos sódio e gordura. Nada de frituras. Aconselhe o filho a escolher a empada, o pastel de forno ou salgadinho de saquinho que seja também levado ao forno. De bebida, o suco da fruta ou até mesmo o refrigerante DIET. "Entre o refrigerante diet e o normal, escolha o diet. Pois um copo de refrigerante normal tem seis colheres de sopa", alerta Graça.

Para terminar, o lanche da sexta-feira também traz um pouco do doce que a criança tanto gosta. Alie a proteína do queijo, que retarda a absorção da glicose no sangue, à barra de chocolate com algum tipo de oleaginosa (amêndoas ou castanha, por exemplo). "O chocolate que não seja todo ao leite e que venha misturado com as oleaginosas retarda a absorção da grande quantidade de açúcar do doce", orienta a especialista.

CARDÁPIO
 
A fruta acompanhada de seis a oito biscoitos integrais é uma boa pedida. Para completar a lancheira, o suco da fruta em garrafa.
Invista na fatia de bolo, com 2 queijinhos tipo polenguinho. De bebida, o suquinho de frutas.
Hoje é dia de sanduíche de queijo com mais suco de fruta.
Dia de liberar um pouco. A criança deve comer salgados assados e escolher entre um suco de frutas ou o refrigerante diet.
A pedida de hoje são os dois queijos tipo polenguinho, com a barra de chocolate misturada com oleaginosa. E o suco completa o lanche.

O ideal é que a criança se familiarize com os alimentos que comerá. Leve-a ao supermercado, onde ela poderá conhecer as diferentes opções e saber o que é mais saudável. Mas, uma dica: criança no mercado, só após o lanche, ou assim ela vai querer levar tudo que ver pela frente.

ALERTA - Fique atento às dicas da nutricionista. A ingestão de água nesta fase de crescimento é essencial. "A criança deve tomar 6 copos de água por dia e não pode ser substituído por nenhum outro líquido", orienta Graça. E se a criança não for muito fã de água, apele para o seguinte truque: coloque na forma de gelo uma lâmina de limão, pois o gosto fica diferente e chama a atenção da criançada.

Evite icentivar na criança o consumo de soja e derivados. De acordo com Graça Albuquerque, o grão pode causar a puberdade precoce. E por último, nada de alimentos light. Como está em fase de crescimento, seu filho precisa sim de glicose no organismo.

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