SÉRIE B

Náutico vence o São Caetano e retoma terceiro lugar

NE10
NE10
Publicado em 16/08/2011 às 23:43
Leitura:

O Náutico reencontrou a vitória, após dois jogos fora de casa, na noite desta terça-feira (16), nos Aflitos. Em partida muito difícil, o Timbu venceu o São Caetano por 2 a 1, foi aos 30 pontos e voltou à terceira colocação da Série B, três pontos atrás do vice-líder, a Ponte Preta. Rogério abriu o placar aos 26 minutos, Luciano Mandi diminuiu, ainda no primeiro tempo, e Kieza desempatou com um gol de pênalti aos 30' do segundo tempo.

LEIA TAMBÉM
'Não tenho a mãe na zona', desabafa técnico do Náutico

Com o resultado, o Timbu fica a apenas dois pontos de alcançar a meta que havia determinado como o mínimo para o primeiro turno, na busca para o acesso à Série A — 32. E terá a chance de superá-la na próxima sexta-feira, jogando mais uma vez em casa, contra o Boa Esporte, às 20h30. Já o São Caetano, que caiu para a 18ª colocação, ainda com 19 pontos, receberá o Vitória, no sábado, às 16h20, no Anacleto Campanela.

O JOGO- O técnico Waldemar Lemos bem havia avisado que a posição do São Caetano não refletia o potencial da equipe. E, de fato, o Azulão foi um dos adversários mais difíceis enfrentados nos Aflitos.

Logo no começo o ex-artilheiro do Náutico na temporada, Ricardo Xavier, mostrou que daria trabalho. Ele recebeu a bola num contra-ataque rápido e, perto da área, chutou forte. Gideão defendeu.

Com mais posse de bola, o Timbu apostava nas jogadas pela ponta, acionando principalmente Jeff Silva na esquerda e Rogério na direita. Foi Jeff o primeiro a levar perigo ao São Caetano. Ele recebeu no bico da grande área, puxou para a direita e bateu forte, cruzado, mandando perto da trave esquerda do gol de Leandro Santos, aos 10 minutos.

O Náutico ia pressionando em busca do gol. Aos 16, após cobrança de falta, Rogério subiu sozinho no segundo poste e cabeceou na rede do lado de fora. A torcida alvirrubra gritou gol. Mas o São Caetano também era perigoso. Aos 19, Ricardo Xavier soltou uma bomba no ângulo esquerdo de Gideão, e o goleiro fez uma excelente defesa, colocando para escanteio.

Aos poucos, os atacantes do Náutico começaram a levar vantagem sobre os zagueiros. Aos 23, Rogério entrou na área e chutou por cima. Em seguida, Kieza passou por Domingos e meio caindo chutou de bico, pedindo pênalti do defensor por um suposto empurrão, não marcado. 

A insistência de Kieza em cima de Domingos resultou em gol aos 26 minutos. Ele passou pelo defensor e, na linha de fundo, bateu voltando para a pequena área. Rogério tentou tocar de letra, e a bola bateu no seu pé e seguiu devagar em direção ao gol. Souza furou ao tentar salvar, e amargou o gol. 1 a 0.

Após o gol, o Náutico passou a dominar ainda mais o meio de campo. Com uma pegada exemplar, roubava muitas bolas e não deixava o Azulão criar. E quase o time chegou ao segundo gol quando Derley soltou um foguete no alto e Leandro Santos, com a ponta dos dedos, desviou o suficiente para fazer a bola bater no travessão e sair.

No momento em que esteve mais perto de tomar o segundo gol, o São Caetano reagiu. Criou duas chances e chegou ao empate. Primeiro, Gideão defendeu uma bomba de Antônio Flávio. Pouco depois, Luciano Mandi aproveitou cruzamento da esquerda e tocou de cabeça para as redes, no contra-pé do goleiro alvirrubro.

O São Caetano cresceu após o gol e quase virou com o próprio Mandi, aos 41. Ele recebeu cruzamento de Ricardo Xavier, da esquerda, e, na altura da primeira trave, cabeceou. A bola atravessou a pequena área e saiu pertinho da trave oposta.

SEGUNDO TEMPO - Náutico e São Caetano voltaram menos inspirados para o segundo tempo. Logo com um minuto, Derley desperdiçou cobrança de falta em posição perigosa. Time sente o peso de não ter um bom cobrador de faltas de curta distância.

Os dois times tinham menos volume de jogo, menos mobilidade e faltava qualidade no apoio ao ataque do Náutico. Apesar disso, esporadicamente chances surgiam. Ricardo Xavier quase marcou para o Azulão aos 10 minutos, com um chute forte que mirava o ângulo esquerdo de Gideão e passou só um pouco acima.

A resposta veio com Derley, no primeiro bom ataque do Timbu na segunda etapa, aos 11 minutos. Ele recebeu um bom passe na área e tocou na saída do goleiro, mas o disparo foi fraco e o lateral-direito Luiz afastou.

Se pouco criava, pelo menos tinha fechado os espaços para o São Caetano, que também não conseguia produzir. O jeito era tentar de longe. Eduardo Ramos pegou uma bola que sobrou no meio e chutou forte; Leandro fez boa defesa.

Aos 26 minutos, o técnico alvirrubro substituiu Eduardo Ramos e colocou em seu lugar Élton. A substituição foi vaiada, muito vaiada, pela torcida alvirrubra. Mas acabou decidindo a partida. Em seu primeiro lance no ataque, Élton recebeu na ponta direita e, na base da força, entrou na zaga e foi puxado. Pênalti para o Náutico, que Kieza cobrou bem, no cantinho, desempatando a partida. Nono gol do artilheiro alvirrubro na Série B.

Diferentemente do primeiro tempo, o São Caetano não teve forças para reagir e pouco ameaçou a vitória que se encaminhava para o Náutico. No máximo, uma cobrança de falta de Ricardo Xavier aos 43 minutos, não mais perigoso do que um chute de fora da área de Éverton, pelo Náutico, aos 40. O Timbu também se manteve firme na tentativa de pressão nos minutos finais e pôde comemorar a vitória.

FICHA DO JOGO

Náutico 2 x 1 Americana

Náutico: Gideão; Peter (Neno), Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Elton); Kieza e Rogério (Philip). Técnico: Waldemar Lemos.

São Caetano: Leandro Santos; Arthur, Domingos, Eli Sabiá e Bruno Recife; Augusto Recife, Souza (Magno), Luciano Mandi (Leo Mineiro) e Geovani (Túlio Renan); Ricardo Xavier e Antõnio Flávio.

Local: Estádio dos Aflitos. Horário: 21h50. Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO). Assistentes: Marco Mello Moreira (GO) e José da Silva Sobrinho (RN). Cartões amarelos: Souza, Augusto Recife, Arthur e Ricardo Xavier (São Caetano) e Jeff Silva (Náutico). Público e renda: não divulgados.

 

Mais lidas