Reportagens

Especial da TV Jornal que estreia nesta sexta mostra o futebol como um ponto de inserção social

NE10
NE10
Publicado em 11/04/2014 às 6:04
Leitura:

A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, sob o olhar dos pernambucanos. Esse é o mote da série de reportagens especiais da TV Jornal, que estreia nesta sexta (11), às 11h25, no Replay. As cinco reportagens, que serão exibidas às sextas-feiras, fazem um retrato de como o futebol tem tido um papel fundamental na vida de pessoas que sofrem preconceito, seja ele racial, de gênero ou de classe social.



A série A Copa do Meu Mundo tem reportagem de Leonardo Vasconcelos que, junto à sua equipe, percorreu do Litoral ao Sertão do Estado em busca de histórias onde a superação e o esporte andam de mãos dadas. A produção é de Luana Cruz e Fabiani Assunção, edição de Juliana Sampaio, imagens de Rai Oliveira e edição de imagens de Rodrigo Soares.

Foram duas semanas de viagem conhecendo um pouco mais de times e campeonatos de futebol que acontecem no interior pernambucano, mas passam despercebidos. “Nós vamos redirecionar os holofotes para o interior, onde importantes competições acontecem e contribuem para a inclusão de vários pernambucanos”, explica Leonardo.

A Copa Xucurú, dos índios de Pesqueira, e a Copa 1º de Maio, que mobiliza os cortadores de cana de Sirinhaém, são algumas das competições que utilizam o futebol para ir de encontro com o preconceito. O telespectador também poderá conhecer a história dos paratletas de Palmares e Ribeirão, as Negras de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, e o amor dos presidiários de Caruaru pelo esporte.

O projeto da TV Jornal também será multimídia, com desdobramentos em todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Neste domingo (13), o Jornal do Commercio publica a primeira reportagem da série. Já o Portal NE10 lança seu conteúdo no dia 9 de maio, ao final das reportagens na TV.

Mais lidas