NE10
Pernambuco - 16.04.14 - Atualizado às 01h09

Copa 2014 // Arena das Dunas

Ministro Aldo Rebelo visita Arena das Dunas e garante que obras estão adiantadas em 9%

Publicado em 15.04.2013, às 13h45


8469e9ed61200ff3e70700632f62a835.jpg
Obras atingiram a marca de 61,4% no cronograma e Arena da Dunas pode ser entregue antes do prazo previsto, que é dezembro deste ano.
Foto: Canindé Soares/Divulgação

Kívia Soares Do NE10/Rio Grande do Norte

O ministro do Esporte Aldo Rebelo visitou durante toda a manhã desta segunda-feira (15), o canteiro de obras da Arena das Dunas, estádio da Copa do Mundo Fifa 2014, em Natal. O auxiliar da presidenta Dilma garantiu que a construção com 61,4% concluída, está adiantada em 9% no cronograma e pode ser entregue antes do prazo final previsto para dezembro deste ano. A visita foi acompanhada de perto pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM) e equipe técnica.

Antes da visita ao estádio Rebelo participou de reunião com representantes do Governo e Prefeitura para apresentação de um balanço das obras. Segundo ele, o andamento da preparação da Copa  em Natal após o balanço com o Governo, secretários e Prefeitura dá uma posição muito segura e otimista.

"Muito se falou num hipotético atraso nas obras de construção da Arena das Dunas, mas o que nos testemunhamos aqui é que essas obras que estavam previstas para 52%,no momento, estão com 61,4%, ou seja, 9%  acima do cronograma”, disse Rebelo.


Ministro e governadora falam com a imprensa sobre as obras da Arena. (Fotos:Kívia Soares/NE10 RN)

Apesar da previsão para conclusão utilizada ser sempre o calendário estendido, para que as obras  permaneçam na matriz de responsabilidade e entregues antes da copa de 2014, o ministro disse que se mantido o ritmo o mais provável é que o estádio seja entregue antes de dezembro, "o que para nós é uma grande notícia”. E ressaltou que “a Arena das Dunas está com suas obras adiantadas e não atrasadas como muitas vezes lemos ou ouvimos”, finaliza.

Ainda segundo Rebelo, desde a sua primeira visita há um ano para o primeiro pilar e fundação muita coisa mudou, e hoje ele pode testemunhar que a obra evoluiu muito. “A aplicação do governo e da empresa que constrói está cumprindo o compromisso da Parceria Publico Privada (PPP). Nossa avaliação é muito otimista e naturalmente posso cumprimentar a governadora, construtora e seus trabalhadores pelo que fizeram até aqui”, afirma. “Nos sempre tivemos uma confiança muito grande na capacidade do Estado”, acrescenta.

Na oportunidade Aldo Rebelo convidou publicamente o secretário para Assuntos Especiais da Copa do Mundo (Secopa), Demétrio Torres e Charles Maia da Construtora OAS para  ir a Brasília e São Paulo para apresentar o projeto da Arena das Dunas à convidados e  principalmente a jornalistas que queiram conhecê-lo e com isso mostrar porque esse estádio não vai ser um elefante branco.


Andamento das obras no estádio com aconstrução dos aneis superiores.(Fotos:Kívia Soares/NE10 RN)

“Eu vivo sendo cobrado por uma boa parte da imprensa sobre o assunto, acho que seria uma boa idéia fazer uma explanação e mostrar a arena e suas possibilidades de auto-sustentação, pois ela não é apenas um estádio de futebol, mas uma arena multiuso e não vai se tornar um elefante branco, destaca.

Já a governadora Rosalba Ciarlini aproveitou o momento para agradecer a confiança depositada por Rebelo no Governo do RN, quando muitos desacreditavam a obra, o que segundo ela foi fundamental para o Estado conseguir transpor os entraves.

“O senhor foi uma voz que defendeu, apoiou e acreditou desde o início. Mas sentíamos que por onde passávamos o projeto que apresentávamos e as ações que queríamos fazer muitos não acreditavam, pois estávamos começando numa situação diferente de outros estados. Msa nós assumimos o compromisso com a Fifa e Ministério e mostramos que íamod ter condição de fazer”,conta.

Confira vídeo com entrevista do Ministro Aldo Rebelo

ANDAMENTO DAS OBRAS- De acordo com o titular da Secopa, Demétrio Torres, o avanço de 9% no cronograma representa 45 dias de adiantamento nas obras. Ele informou que a fase ainda é da superestrutura com a montagem das aqruibancadas, mas foram intensificados os serviços de das arquibancadas superiores do setor Leste e no momento está sendo finalizada a instalação das arquibancadas no setor Oeste. A previsão para finalizar essa etapa é maio deste ano.

Torres conta ainda que a montagem da cobertura deve começar em junho, mas paralelamente à conclusão do setor de arquibancadas, outras frentes importantes de trabalho também estão em andamento como a construção dos camarotes, vestiários, banheiros e centro de mídia já está adiantada, assim como o início da instalação dos elevadores e do sistema de ar condicionado. As instalações elétricas e hidro sanitárias também já estão em construção.

Compartilhe essa notícia

DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE GOOGLE FACEBOOK MYSPACE


Comente esta matéria


Cadastre-se! Esqueceu a senha? O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. Para participar, é preciso ser cadastrado no Portal.

Publicidade



especial

Derrepente virtual

Derrepente virtual

Produzido por concluintes do curso de Jornalismo da Católica, especial mostra como a literatura de cordel sobrevive na era virtual.

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
© Copyright © 1997-2014, SJCC - Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - Recife - PE - Brasil
Grupo JCPM