pré-matrícula

Falta de informação sobre suposto edital para cursos técnicos frustra estudantes

NE10
NE10
Publicado em 17/06/2013 às 11:32
Leitura:

A esperança de participar de um programa de capacitação profissional foi frustrada para um grupo de aproximadamente 80 estudantes na manhã desta segunda-feira (17), no Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, Centro do Recife. Apresentando um papel impresso no dia 20 de maio que apontava a pré-matrícula para cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PE) nesta manhã, eles fizeram fila em frente à escola, mas não conseguiram garantir as vagas.

Muitos passaram a noite aguardando o atendimento do Ginásio Pernambucano para as pré-matrículas. A estudante Rafaela Cavalcanti, 17 anos, foi um deles. Esperando cursar edificações, ela ainda não entendeu o que aconteceu. 'A coordenadora apareceu aqui (na porta da escola) dizendo que a matrícula não era hoje e o que aconteceu foi um erro de comunicação entre a Secretaria de Educação (de Pernambuco) e o Senai. Mais nada', afirmou. 'Tivemos que dormir aqui sem segurança e agora merecemos saber onde estão as vagas e o que aconteceu', completou.


Rafaela imprimiu o edital que teria sido divulgado no site da SEE no dia 20 de maio. Na manhã desta segunda, não estava na página

Os candidatos às supostas vagas em cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) reclamavam que haviam sido oferecidas 930 vagas, depois diminuídas para 511. Nesta manhã, não havia nenhuma. Em resposta, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que o edital do Pronatec ainda está em fase de elaboração e não poderia ter sido divulgado antes pelo órgão. O Senai também negou haver divulgado informações sobre as vagas, alegando que deve oferecer cursos pelo Pronatec com edital previsto para este mês. O Senac foi apontado posteriormente pela SEE como responsável pela divulgação do edital e também negou ter feito a divulgação.

Embora a SEE negue ter conhecimento sobre o edital apresentado pelos estudantes, funcionários de uma escola estadual em Água Fria, na Zona Norte do Recife, entregou, na última quinta-feira (14), à dona de casa Clarice Figueiredo, 55, uma lista de documentos que deveriam ser levados para o Ginásio Pernambucano ou para a Escola Aníbal Fernandes, em Santo Amaro, também no Centro, nesta segunda. Clarice Figueiredo queria fazer a pré-matrícula no curso de segurança do trabalho para a filha dela de 16 anos.


Estudantes e seus pais estavam revoltados nesta manhã em frente ao Ginásio Pernambucano

O estudante Jean Carlos da Silva, 17, chegou ao GP por volta das 19h desse domingo (16). Depois de passar a noite na fila, nesta manhã, recebeu a resposta negativa. Doente, preferiu voltar para casa e deixou a mãe com os outros estudantes que ainda protestavam em frente à instituição às 9h30. 'O que não consigo entender é que distribuíram fichas para organizar o atendimento ainda pela manhã. Se já sabiam que eles não poderiam fazer a matrícula, por que fizeram isso?', se questiona a empregada doméstica Vilma Maria da Silva, que precisou faltar um dia de trabalho para assinar a pré-matrícula do filho.

Procurada pela reportagem do NE10, a coordenadora da escola mandou dizer pela guarda patrimonial do prédio que não iria aparecer para falar com a imprensa sobre o caso. Acusando ser um erro do Senai e da Secretaria de Educação, alegou que o Portal deveria procurar os dois órgãos.


Carlos Henrique e Rafaela Cavalcanti estavam na fila desde a noite desse domingo (16)

Jean Carlos havia recebido a ficha de número 15 nesta segunda. 'Isso indica que ele passou a noite na chuva, no sereno e correndo risco de ser assaltado, mas outros estudantes chegaram antes e passaram pelo mesmo problema', afirmou a mãe dele. 'O que me revolta mais é que o meu filho sofreu a mesma coisa quando tentou se matricular no ano passado', acrescentou.

Outras pessoas que estavam na fila afirmaram que, ao tentar fazer a matrícula para o mesmo programa em março deste ano, também passaram por transtornos. 'Acabei perdendo a oportunidade do início do ano porque fui fazer a matrícula no dia indicado pelo edital e mudaram a data', afirmou o estudante Carlos Henrique Cavalcanti, que chegou ao Ginásio Pernambucano ainda na noite desse domingo. 'Agora, fiquei novamente sem esperanças', completou. Carlos Henrique já estuda inglês para negócios, gestão empresarial, marketing e excelência no atendimento, mas deseja cursar edificações pelo Senai.

Mais lidas