Enem

Enem 2013: provas serão em 26 e 27 de outubro; inscrições começam dia 13 de maio

NE10
NE10
Publicado em 08/05/2013 às 16:36
Leitura:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já tem data marcada. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As inscrições começam dia 13 de maio e seguem até dia 27 de maio e serão feitas pela internet, pelo site do Enem, que ainda não está no ar, mas ficará hospedado no portal do Inep.

O edital completo do Enem será publicado nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União. Assim, como em anos anteriores, estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Para o restante do público, a taxa é de R$ 35. Para este ano, o MEC espera até 6,1 milhões de inscritos.

Em 2012, 5, 7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem e 4,1 milhões participaram da prova. Desde 2009, o exame passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

No ano passado, 101 instituições públicas de educação superior aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que unifica a oferta de vagas e seleciona os alunos por meio da nota do Enem.

Mais lidas