programação

Projeto Leiturarte incentiva a leitura em escolas públicas de Igarassu

NE10
NE10
Publicado em 17/04/2013 às 21:51
Leitura:

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta quinta-feira, 18 de abril, quatro escolas públicas do município de Igarassu, no Grande Recife, irão receber o "Leiturarte - Projeto de Incentivo à Leitura". A realização é do Grupo Teatral Ariano Suassuna, que já promoveu o projeto em duas edições anteriores. O público alvo do Leiturarte são alunos que estão cursando o Ensino Fundamental I e II, com faixa etária entre 6 e 16 anos.

Oficinas de contação de histórias, poesia de cordel e dramatização são algumas das atividades lúdicas inseridas na grade do projeto, que já constata alunos com notas acima da média, queda do índice de reprovação e aumento da frequência escolar. O intuito do grupo é incentivar o hábito da leitura e a produção de textos a estudantes do ensino fundamental.

O mote desta terceira edição é a obra do rei do baião Luiz Gonzaga, mesclando com a própria história sociocultural de Igarassu. As aulas atenderão alunos de baixa renda das escolas municipais Ana Caldas Brandão, situada na comunidade de Cuieiras; João de Queiroz Galvão, que fica na comunidade da Beira Mar I; Cecília Maria Vaz Curado Ribeiro, no bairro Loteamento Agamenon Magalhães; e Santos Cosme e Damião, no centro do município.

A programação, que teve início no dia 5 de abril e segue até o início de junho, propõe ainda visita ao Museu Luiz Gonzaga, nas suas unidades em Caruaru e Recife, e visitação ao Sítio Histórico de Igarassu, além de um intercâmbio cultural ao término das oficinas.

A apresentação final do projeto Leiturarte acontecerá no Centro de Artes e Cultura Poeta Manuel Bandeira, localizado no Sítio Histórico de Igarassu, dia 7 de junho, às 15h, também a título gratuito, como mostra pública, levando à comunidade em geral o resultado das oficinas. Mais de 1.100 pessoas estão envolvidas no total.

Confira a programação:

» Oficina de Poesia de Cordel
Dias ainda a realizar 19, 26 de abril e 03 de maio
Local: Escola Ana Caldas Brandão (Localizada na Comunidade de Cuieiras)
Horário: 14h
Oficineiros: Albanita Almeida e Edgar Diniz

» Oficina de Contação de Histórias
Dias ainda a realizar 17, 24 de abril e 03 de maio
Local: Escola João de Queiroz Galvão (Localizada no Bairro da Beira Mar I - Centro)
Horário: 14h
Oficineiros: João Paulo do Nascimento e Kattianny Torres

» Oficina de Dramatização
Dias ainda a realizar 18, 25 de abril e 03 de maio
Local: Escola Cecília Maria Vaz Curado Ribeiro (Loteamento Agamenon Magalhães)
Horário: 8h
Oficineiros: André Ramos e Albemar Araújo

» Oficina de Dramatização
Dias ainda a realizar: 20, 27 de abril e 04 de maio
Local: Escola Santos Cosme e Damião
Horário: 14h
Oficineiros: André Ramos e Albemar Araújo

Mais lidas