concentração

Salas para estudos atraem concurseiros no Recife

NE10
NE10
Publicado em 19/03/2013 às 14:58
Leitura:

Os desafios de encontrar um lugar tranquilo e confortável para estudar fez o jovem advogado Raphael Freitas abrir uma sala ideal para quem quer se dedicar aos estudos. 'Eu estudava nas bibliotecas como a da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) ou nas salas de estudo dos cursinhos, mas era desconfortável ou estava sempre lotado e concorrido. Daí surgiu a ideia de abrir as salinhas', explicou Raphael. Há menos de um ano, o concurseiro resolveu arregaçar as mangas e abrir a Ágora Ambiente de Estudos, um espaço ideal para quem não consegue se concentrar ao estudar em casa ou em qualquer outro lugar.

Localizado no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o espaço conta com 30 'salinhas' e possui ar-condicionado, internet wi-fi, cadeiras confortáveis, mesas anatômicas e uma estrutura de copa e banheiros. Para os alunos que hoje alugam as mesas, essa é a receita ideal. O aluguel das baias custa R$ 100 por mês e o locatário ganha a chave da sala para ter acesso ao local a qualquer hora do dia, de domingo a domingo, inclusive nos feriados. Além do conforto, a segurança de deixar os materiais de estudo guardados nas salinhas agrada os concurseiros, que não precisam carregar os livros para onde vão.


Quem aluga as mesas se sente à vontade para deixar o material no local

O advogado Frederico Jorge, de 24 anos, passa até oito horas por dia estudando no espaço criado por Raphael. Segundo ele, a disponibilidade do lugar é o segredo do sucesso, uma vez que todas as baias disponíveis estão alugadas e ainda há uma fila de espera com 18 pessoas. 'Acho que a melhor parte é a disponibilidade. Eu mesmo passei o Carnaval aqui, estudando. Aqui eu rendo muito mais', contou Frederico, que já faz parte do quadro de locatários há quatro meses.

No caso da engenheira Bruna Macias, com sua própria mesa há dois meses, estudar em casa era um problema, já que nunca conseguia se concentrar. Por isso, quando descobriu o espaço ficou muito interessada, porém demorou para conseguir sua vaga. 'Fiquei sabendo em outubro e só consegui uma vaga em janeiro. Agora só saio quando passar em um concurso na área que quero', revelou Bruna que abriu mão do emprego para se dedicar em passar num concurso público na área fiscal. Ainda segundo Bruna, o labo bom de estudar 'em grupo' é que uns ajudam os outros nas disciplinas em que alguém tem dificuldades.


Cada concurseiro chega a passar mais de oito horas estudando nas salinhas

De acordo com Raphael Freitas, idealizador das salinhas, a convivência dá certo porque todos respeitam um regulamento interno. Entre os itens do acordo estão pontos como: não conversar nem usar telefone dentro das salas, não comer alimentos que façam algum tipo de barulho ou exalem cheiros muito fortes e o ar-condicionado deve ficar em 24ºC - quem sentir frio leva um casaco. Confira abaixo:

Sobre a fila de espera, Rapahel explica que as pessoas que não avisam sobre o interesse em renovar o aluguel mês a mês perdem o lugar para quem está no aguardo. O proprietário do espaço disse ainda que as pessoas que hoje alugam uma mesa são sempre indicação de alguém que já faz parte do grupo, isso contribuiu para a tranquilidade e a segunrança do local. 'Não queria dar muita publicidade para não se tornar algo comercial. Hoje eu mesmo estudo aqui e é um espaço que eu prefiro que continue com esse ambiente amigável', comentou Raphael que ainda pretende criar novas baias e revelou não conhecer outros serviços com o mesmo perfil. Os interessados em entrar na fila de espera podem fazer contato através do e-mail [email protected].

Mais lidas