Orçamento

Sebos: uma alternativa na hora de economizar no material escolar

NE10
NE10
Publicado em 22/01/2013 às 15:32
Leitura:

No início do ano, o material escolar é um dos ítens que mais pesa no orçamento dos pais que têm filhos matriculados em escolas particulares. Com listas de livros que comumente se aproximam dos mil reais, alternativas como comprar em sebos e pesquisar em lojas online ajudam a economizar mais da metade do preço dos livros.

Neste ano, Sandra Lima, veterinária de 54 anos, decidiu levar a lista de material didático da filha Maria Eduarda, 13, até a Rua Marquês do Recife, onde fica a Praça do Sebo, no Centro da capital pernambucana. "Uma amiga veio e gostou. Aí resolvi comprar o que puder aqui mesmo", explica Sandra, que chegou a gastar ano passado mais de R$ 900 com os livros da filha que agora começará a cursar o 9º ano do ensino fundamental.


Sandra Lima decidiu comprar os livros da filha no sebo

A decisão foi reforçada depois que a veterinária teve que desembolsar neste início de ano mais de mil reais com matrículas e taxas extras do colégio particular da filha. "Ela não gostava muito de ter livro usado. Mas, como ela não falou nada, eu vim", conta. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o sebo não é sinônimo de livro velho.

João Carlos, 23, trabalha há cinco anos vendendo livros na área e explica ser possível encontrar exemplares em bom estado. "Muito livro chega aqui quase novo, que os meninos quase não usam. A gente também compra riscado, mas paga menos", admite. "Por aqui passa de tudo. Gente rica e gente mais simples", garante o vendedor.

A troca de livros do ano anterior pelos que serão adotados é uma forma ainda mais econômica de garantir o material. A negociação acontece, na maioria das vezes, sendo dois livros entregues pelo cliente por um do sebo. O restante da lista pode ser comprado com até 60% menos comparado ao preço de novos exemplares.



Livraria Brandão é um dos sebos mais tradicionais da cidade e vende apenas livros didáticos do ensino médio

De dezembro a março cerca de dez boxes, além das lojas da praça, trabalham apenas com livros, incluindo os paradidáticos. Há, ainda, sebos mais antigos e tradicionais, como a Livraria Brandão, que fica na Rua da Matriz, no bairro da Boa Vista, também no Centro. O local vende apenas livros para o ensino médio e não trabalha com troca, mas compra livros usados pela metade do preço das livrarias. A livraria oferece ainda a vantagem de parcelamento das compras na maioria dos cartões.

Para quem não abre mão do conforto das livrarias, além da vantagem do parcelamento, o ideal é se programar para pesquisar preços, tanto na internet quanto nas lojas. Caso os pais não consigam comprar toda a lista nos sebos, muitas lojas oferecem descontos e cupons de compra de outros itens escolares.

Mais lidas