Salman Khan

Professor americano é convidado a colaborar com Pacto pela Alfabetização

NE10
NE10
Publicado em 17/01/2013 às 9:18
Leitura:

Em visita ao Brasil para participar de seminário no Ministério da Educação (MEC), o professor norte-americano Salman Khan foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para desenvolver pesquisas no País e colaborar com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Khan possui uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza videoaulas na internet e se tornou sucesso entre estudantes de todo o mundo.

Na presença do ministro da educação Aloizio Mercadante e da presidente em seminário realizado na quarta-feira (16), Khan defendeu a revisão do sistema educacional que reúne crianças da mesma idade, fazendo-as aprender no mesmo ritmo. Para o professor, o acúmulo de conteúdos não apreendidos ao longo do tempo fará com que, em determinado momento, o aluno não consiga aprender novos tópicos.

A ideia do Governo Federal é integrar a plataforma desenvolvida pelo norte-americano ao material usado por professores e alunos da rede integral de ensino, que corresponde a mais de 30 mil escolas brasileiras. O conteúdo será disponibilizado em tablets e nos laboratórios dos colégios e, para a presidente, irá representar um salto na qualidade do ensino.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi lançado em novembro de 2012 e envolve o governo federal, os estados e municípios no compromisso de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. A metodologia de videoaulas será direcionada para o reforço pedagógico e o aprendizado individual.

Khan Academy - A plataforma criada pelo professor possui quase quatro mil videoaulas de matemática, física, química e biologia e tópicos de ciências humanas, como história, história da arte, ciências da computação e economia. O conteúdo está disponível em dez línguas, incluindo o português, e chega a ter cerca de seis milhões de acessos mensais. Os vídeos também podem ser vistos gratuitamente através do Portal do Professor do MEC.

Mais lidas