Ensino Técnico

Senai abre mais de 2 mil vagas para processo seletivo de 2013

NE10
NE10
Publicado em 21/11/2012 às 17:45
Leitura:

A partir desta quarta-feira (21) estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2013 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Ao todo, são 2.701 vagas gratuitas distribuídas em 16 cursos técnicos, não havendo mais limite de idade para as oferecidas no turno da noite. Os interessados têm até o dia 9 de dezembro para se inscrever pelo site da UPENET.

LEIA MAIS:

» Ensino técnico é o caminho para aumentar a competitividade do país

O processo seletivo deve atender a dois grupos de candidatos. Um deles abrange jovens de 16 a 22 anos que, no ato da matrícula, devem estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio e, sendo aprovados, terão aulas nos turnos da manhã e tarde no Senai. As vagas da noite são reservadas aos concorrentes que já concluíram o ensino médio, sem limite de idade.

As vagas estão distribuídas em oito das dez unidades do Senai em Pernambuco. Apenas para o início do próximo ano, os novos alunos serão encaminhados para as escolas técnicas de Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo de Santo Agostinho e Paulista na Região Metropolitana do Recife; Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. Os polos de Garanhuns e Araripina não abrem vaga para a área técnica, já que a demanda local é atendida por cursos de especialização.

As maiores ofertas são dos cursos de eletromecânica, logística e redes de computadores. Há ainda vagas nos cursos técnicos de administração, alimentos, automação industrial, edificações, eletrônica, eletrotécnica, manutenção automotiva, produção de moda, química, refrigeração e climatização, telecomunicações, vestuário e segurança do trabalho.

Com mais que o dobro de vagas oferecidas para 2012, quando 930 pessoas começaram um curso técnico, o Senai aumentou a oferta visando suprir a demanda do mercado. "Estamos movendo todos os esforços para atender o crescimento de Pernambuco e oferecer mão-de-obra para as indústrias que estão chegando", explica o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio.

As provas estão marcadas para o dia 13 de janeiro, às 8h, quando serão aplicadas 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de português e 20 de matemática. A taxa de inscrição custa R$ 20, havendo isenção de pagamento para 10% do total de vagas. Mais detalhes sobre o conteúdo das provas e os locais de realização estão disponíveis no edital do processo seletivo.

Mais lidas