paralisação

Professores da UFCG decidem suspender a greve; aulas serão retomadas no dia 24

NE10
NE10
Publicado em 12/09/2012 às 12:27
Leitura:

Atualizada às 12h55

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (12), os docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, decidiram suspender a paralisação iniciada há quase 4 meses. As aulas serão retomadas na segunda-feira dia 24 de setembro.

>>LEIA MAIS:
Na UFPB, professores retornam às aulas dia 17

A decisão foi tomada por 128 votos contra 28 que queriam continuar com a suspensão das atividades. Segundo o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (AdufCG), Gonzalo Adrian Rojas, a greve não acabou, mudou apenas o direcionamento político do movimento.

"Nosso movimento está ainda muito forte, prova é que essa foi a maior greve já realizada na área da educação no País. Continuamos lutando, mas entendemos que nesse momento é preciso reformular a tática, pois não estávamos mais avançando. Estamos em assembleia permantente e na próxima semana teremos outras reuniões para definir o futuro do movimento", disse.

Ainda segundo Rojas, os docentes da UFCG não acataram a proposta de reajuste feita pelo Governo Federal. O objetivo, com a suspensão da paralisação, é conseguir a retomada das negociações para garantia do cumprimento da pauta de reivindicações da categoria, sobretudo a reestruturação da carreira e a melhoria das condições de trabalho.

Nesta quinta-feira (13), dia em que a paralisação dos professores da Universidade Federal de Campina Grande completa 120 dias, será realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Campina Grande para discutir a situação dos docentes.

O movimento deixou cerca de 25 mil alunos sem aulas. Amanhã haverá a primeira reunião entre sindicato e Reitoria para redefinição do calendário letivo da instituição. Mesmo indefinido, a UFCG já adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013.

Já o processo seletivo para novos alunos da UFCG não deve ser afetado, já que a universidade usa o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro para aprovação. As provas do Enem este ano estão previstas para serem realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.

Mais lidas