870 vagas

UFPE já aplica lei de cotas no próximo vestibular

NE10
NE10
Publicado em 30/08/2012 às 18:01
Leitura:

ATUALIZADO às 18h43

A Universidade Federal de Pernambuco anuncia mais uma novidade para o Vestibular 2013: das 6.961 vagas oferecidas pela instituição, 870 serão destinadas para alunos cotistas, obedecendo a lei publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (30). De acordo com a norma, os concursos seletivos deverão destinar 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As universidades terão até quatro anos para se adequar à nova realidade, a partir de 2012.

LEIA MAIS
» Internautas têm opiniões distintas sobre cotas
» Cota social promove um racha na educação
» Após entrar, a luta do cotista é para se manter na universidade

Na UFPE, do total das 870 vagas reservadas às cotas, 435 serão oferecidas a alunos com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo e a outra metade obedecerá a critérios raciais. Serão utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) sobre a proporção de pardos, negros e índios no Estado.


Sidney diz que nova lei vai minimizar diferenças entre ensino público e privado
Foto: Débora Soares/NE10

O aluno Sidney Sheldon, de 18 anos, da Escola Sizenando Silveira, apoia a decisão da UFPE. 'A gente sabe que tem um déficit muito grande entre o ensino público e o privado. Eu não tenho a mesma preparação de alguém que estuda no Damas, por exemplo. Só isso já desestimulava, pois pensava que não tinha chance de competir com o pessoal da rede privada. Agora tenho mais razões para estudar.'


Para Rodrigo, governo ganhou crédito com baixa renda após sanção da lei
Foto: Isabelle Figueirôa/NE10

Já o fera Rodrigo Brito, 19, que estuda em cursinho pré-vestibular particular, achou a lei 'absurda'. O jovem, que há três anos tenta uma vaga para o curso de mediciana disse que a lei é 'obviamente um absurdo. O governo está querendo resolver um problema criando outro', disparou. Para ele, 'um investimento a longo prazo em qualidade na educação básica não dá visibilidade política, mas uma lei que beneficia a baixa renda dá crédito a um governante que pretende se reeleger'.

» Confira íntegra da Lei de Cotas (PDF)

A pró-reitora da UFPE, professora Ana Cabral, esclarece que o calendário de provas será mantido. A primeira fase - na qual será usada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - será realizada nos dias 3 e 4 de novembro. A segunda fase, aplicada pela Comissão de Vestibular (Covest) da própria instituição, acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro. Ana Cabral antecipa que a única alteração possível em relação às provas será a data de início das inscrições, prevista para 11 de setembro. 'Essa data poderá ser adiada em 3 ou 4 dias', esclarece a pró-reitora.

O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, explica que, com a nova lei, o bônus de 10% que a instituição oferecia na nota de alunos egressos da rede pública não valerá mais.

RURAL - O vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão, informou, através da assessoria de imprensa, que está aguardando o texto ser regulamentado para levar a discussão aos conselhos superiores da universidade. Ao contrário da UFPE, o ingresso na  UFRPE já é feito exclusivamente através do Enem e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Mais lidas