paralisação

Professores da UFPE em greve fazem assembleia nesta sexta

NE10
NE10
Publicado em 03/08/2012 às 9:17
Leitura:

Os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em greve desde o dia 17 de maio, realizam assembleia a partir das 9h30 desta sexta-feira (3) para discutir as propostas do Governo Federal para a categoria. Apesar de haver a possibilidade de a paralisação chegar ao fim, a previsão é que os professores votem pela continuidade. A reunião é no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE (CCSA).

LEIA MAIS
» Greve de universidades federais vai continuar, diz Andes-SN


Na semana passada, o governo manteve a proposta anteriormente rejeitada pela categoria e disse que iria enviar o projeto ao Congresso. No entanto, para o presidente da Associacao dos Docentes da UFPE (Adufepe), José Luis Simões, há dois grandes entraves nessa proposta, que deve continuar recusada. O primeiro é um item que, segundo ele, fere a autonomia das universidades. O professor acredita que em vez de ser avaliados por critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), devem passar por aprovaçã individual da instituição.

O segundo e mais polêmico item é quanto ao reajuste salarial proposto. O Governo Federal disponibilizou R$ 4,2 bilhões no orçamento para conceder mínimo de 25% de aumento em três anos. "O problema é que, quando fazemos os cálculos, só os titulares, uma parcela muito pequena dos professores, têm aumento. A maioria tem perda", explica Simões. "Poderíamos aceitar sem problemas o acordo de três anos, desde que os professores não tivessem, em 2015, redução do poder de compra. Se não fosse liberar mais recursos para pagamento, o governo poderia diminuir o tempo para dois anos; a negociação já avançaria muito", sugere.

A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais (Proifes), entidade que representa 6 das 57 instituições que paralisaram suas atividades aceitou a proposta do governo e assinou um acordo.

Mais lidas