programa

Estudantes da rede estadual terão intensivos gratuitos de idiomas e chance de fazer intercâmbio no exterior

NE10
NE10
Publicado em 03/11/2011 às 12:06
Leitura:

Vinte e quatro mil alunos da rede pública estadual de ensino de Pernambuco poderão se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (07), para cursos intensivos de língua inglesa e espanhola que serão oferecidos gratuitamente pelo Governo do Estado. O Programa 'Ganhe o Mundo' foi lançado pelo governador Eduardo Campos nesta quinta-feira (03), no Palácio Campo das Princesas, em um evento que contou com a presença de estudantes e professores de unidades de referência no Estado. Os melhores alunos do curso serão contemplados com um intercâmbio ao exterior, já no segundo semestre de 2012. [Veja no vídeo]

A princípio, o curso contemplará 273 escolas de ensino médio de 124 municípios do Estado. O projeto funcionará como um curso extra de idiomas, com conteúdo voltado para a conversação e o domínio das línguas estrangeiras. As aulas serão ministradas por professores de idioma do Grupo Multi - Consórcio de Escolas de Idiomas que reúne cerca de 10 marcas de referência no País - e acontecem nas próprias unidades estaduais.

'Nós vamos além das aulas (de idioma) oferecidas no ensino médio. Contratamos os cursos particulares para irem até as escolas darem aulas de inglês e espanhol para os nossos alunos. Aquilo que só era possível para a classe média alta - de poder pagar um curso de inglês para seus filhos e vê-los passar seis meses fora do país em um intercâmbio - agora também estará acessível aos nossos alunos da rede pública', explicou Eduardo Campos.

No dia 17 de novembro, as escolas estarão divulgando as listas de alunos contemplados com o programa. Serão formadas cerca de 800 turmas com, no máximo, 30 alunos em cada. A quantidade de turmas por unidade escolar vai variar de acordo com o número de estudantes matriculados em cada uma delas. As aulas terão início no dia 21 de novembro.

INTERCÂMBIO - O melhor aluno de cada turma será selecionado para estudar um semestre no exterior, em países como Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. O governo arcará com todas as despesas de passagens aéreas, vistos, passaportes e seguro saúde. Os estudantes serão acolhidos por famílias do local. Além disso, cada estudante ganhará uma bolsa de U$ 300 (dólares) para arcar outras possíveis despesas.

'Esse programa dá a oportunidade de conhecer uma segunda língua, que hoje é fundamental para o mercado de trabalho, mas também valoriza a educação. Isso também vai nos ajudar demais no período da Copa do Mundo, pois esses alunos voltando fluentes em inglês ou espanhol, podendo trabalhar em receptivo e toda a estrutura que o evento vai pedir', afirmou o governador.

A partir de fevereiro de 2012, outras escolas serão incluídas no programa. A estimativa da Secretaria Estadual de Educação é de que até 2014 todas as unidades da rede estarão contempladas.

Mais lidas