repercussão

Escolas do Recife aprovam mudança na divulgação das notas do Enem

NE10
NE10
Publicado em 19/08/2011 às 12:35
Leitura:

A mudança no formato de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que a partir de agora levará em consideração o número de alunos inscritos por escola, agradou a maioria dos dirigentes das escolas do Recife. A mudança, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e anunciada nessa quinta-feira (18), tem como objetivo "camuflar" a formação de rankings de desempenho de melhores e piores escolas no Enem.

Para o diretor de Ensino do Colégio Boa Viagem, Gilton Lyra, a mudança deixará o processo mais justo e transparente. "Como o Enem não é obrigatório, muitas escolas escolhiam os seus melhores alunos para fazer a prova, o que resultava em uma média alta, porém inverídica. Outro problema que será combatido com a mudança é que as escolas serão equiparadas de acordo com o seu tamanho. Era injusto comparar a nota de uma escola que inscreve 50 alunos com uma outra instituição que possui 400 alunos inscritos", explicou Gilton Lyra. Ele disse ainda que é impossível acabar com o ranking, mas pelo menos ele será mais justo. 

O novo formato também foi aprovado pelo diretor Pedagógico do Colégio Motivo, Eduardo Belo. Nessa quinta-feira (18), ele esteve presente no encontro com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, realizado no Rio de Janeiro, e teve oportunidade de esclarecer algumas dúvidas em relação à mudança, que já valerá para a divulgação das notas do Enem de 2010. "A presidente do Inep informou que voltará a forcener para as escolas o número de acertos por questões da prova. Esse dado é o que realmente nos interessa para avaliarmos a metodologia que estamos trabalhando", disse Eduardo Belo. Segundo ele, desde 2008 o Inep deixou de repassar esse dado, informando apenas a média da escola.

O diretor Pedagógico do Colégio Motivo também concorda que "não dá para comparar a média de uma escola de grande porte com uma que possui um número pequeno de alunos. Até porque muitas instituições menores realizam provas rigorosas de seleção de alunos para ter um alto percentual de aprovação no vestibular. Em um universo maior de alunos, é mais provável que o percentual de estudantes medianos seja maior", disse.

Eduardo Belo afirmou ainda que é errado qualificar uma instituição de ensino tomando como base a nota do Enem. "O exame avalia o aluno e não a instituição. Não adianta oferecer uma estrutura de boa qualidade e ótimos professores se o aluno não quer estudar.  Por mais que a escola incentive, o estudante precisa se dedicar para obter uma nota alta" concluiu. 

NOTAS DE 2010 - O resultado do Enem 2010 estava previsto para ser anunciado em julho mas, por esta mudança no formato, será anunciado em setembro.

CORREÇÃO DE PROVAS - Os candidatos que solicitarem poderão ter acesso à correção da prova do Enem 2011, que será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. Um acordo feito entre o Inep e o Ministério Público assinado semana passada vai garantir aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o direito de ter acesso à correção (vistas) de provas a partir de 2012. Mas de acordo com o Inep, a mudança poderá valer já para esta edição.

A folha de respostas poderá ser acessada pela internet. Não há ainda um prazo para este material ser disponibilizado.

Mais lidas