já para 2012

UPE divulga mudanças no conteúdo do vestibular

NE10
NE10
Publicado em 01/04/2011 às 16:44
Leitura:

Como antecipou o NE 10, a Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (1º), novidades no conteúdo programático do seu processo seletivo. As mudanças passam a valer já para o Vestibular 2012 e estendem-se ao Sistema Seriado de Avaliação.

Embora tenha divulgado os novos conteúdos nesta sexta, a comissão do Vestibular da UPE só deverá comentar as mudanças na próxima segunda-feira (04). O NE 10 tentou entrar em contato, durante todo o dia, com a presidente da comissão Izabel Avelar, mas não teve retorno. No entato, a assessoria da Universidade informou que será divulgado um resumo com as principais mudanças na manhã da segunda.

Muitos professores de cursinhos e escolas do Recife avaliaram o novo conteúdo. "Parabenizo a UPE pela iniciativa de reformular o programa e de ouvir a opinião dos educadores", afimou o professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Motivo, Mário Souza. No último mês de março, a UPE reuniu uma comissão formada por representantes de escolas particulares e públicas do ensino médio para uma avaliação da prova do último exame.

Para Mário Souza, em relação ao conteúdo de Filosofia, a mudança mais polêmica foi a retirada do assunto lógica. "Não concordo com a mudança. Nos últimos anos, as provas da UPE sempre abordam questões de lógica", explicou. Sobre Sociologia, o professor estranhou uma maior redução dos assuntos do vestibular tradicional em relação aos seriados. "Geralmente, o vestibular tradicional reúne os assuntos dos seriados do 1º ao 3º ano. Dos 12 temas resultantes da soma das três provas, apenas quatro estão no conteúdo do vestibular clássico", disse.

O professor de Química do Motivo, Gustavo Hollanda, também falou sobre as mudanças. "No geral, acho que as provas de Química estão mais 'leves' e trazem assuntos mais atuais e humanos. Grande parte dos temas já são abordados nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como contaminação e proteção do meio ambiente", disse. Segundo ele, o conteúdo do Sistema Seriado de Avaliação para o 2º ano foi o que sofreu mais mudanças.

Confira os novos conteúdos programáticos:

» Vestibular tradicional

» Sistema Seriado de Avaliação

Mais lidas