REDE ESTADUAL

Concurso de professor vale por mais dois anos

NE10
NE10
Publicado em 12/01/2011 às 2:45
Leitura:

Decisão foi anunciada, ontem, poucos dias após protesto de aprovados na seleção de 2008, revoltados com abertura de vagas para temporários. Convocação só será estudada depois do início do ano letivo

A Secretaria Estadual de Educação decidiu prorrogar por mais dois anos a validade do concurso para professores realizado em novembro de 2008. Na semana passada, profissionais aprovados nessa seleção protestaram por causa do anúncio da contratação de 4,5 mil docentes temporários para a rede estadual de ensino. De acordo com a secretaria, no entanto, a decisão de manter a validade do concurso não afetará a abertura de vagas para profissionais temporários. O certame venceria no dia 17 de fevereiro deste ano.

“Nós entendemos que um concurso foi feito e que todos os classificados foram nomeados. Mesmo assim, decidimos prorrogar, pois isso garante a chance de os candidatos aprovados também serem nomeados, em caso de necessidade”, disse a secretária executiva de gestão de rede, Margareth Zaponi.

Segundo ela, a secretaria só deve decidir sobre a nomeação de novos professores efetivos durante as aulas de 2011. “Estamos promovendo o reordenamento da rede. Dependendo do que constatarmos no decorrer do ano letivo, vamos recorrer ou não a essas contratações”, explicou.

Margareth Zaponi argumentou que as vagas de professores efetivos e temporários são de naturezas diferentes. Portanto, não é possível aproveitar nenhum candidato aprovado para as 4,5 mil vagas abertas. “Os temporários serão chamados para substituir docentes que, legalmente, precisaram se afastar. Temos obrigação de manter o ensino ininterrupto, mas precisamos ser criteriosos para assegurar bom uso dor e curso público, condições de trabalho para os docentes e qualidade de ensino para os alunos”, afirmou a secretária executiva.

O percentual de faltas explicadas legalmente por professores é de 20%. Entre as justificativas, estão licenças (prêmio, de saúde, maternidade), convocações para o Tribunal do Júri ou atividades vinculadas à Justiça Eleitoral, luto e casos de doença na família. Ainda de acordo com Margareth Zaponi, há 34 mil professores efetivos e a previsão de necessidade para atender o ano letivo de 2011 é de 23 mil contratados. “Ou seja, estamos com um bom efetivo”, acredita.

O Movimento Organizado dos Professores de Pernambuco (Moprope) critica a decisão da Secretaria de Educação de contratar profissionais temporários. Promete recorrer, na Justiça, para que os quase mil docentes que participaram do concurso de 2008 sejam aproveitados.

Mais lidas