TECNOLOGIA AEROESPACIAL

Estado é o 3º lugar em aprovação no ITA

NE10
NE10
Publicado em 31/12/2010 às 10:11
Leitura:

Pernambuco teve 12 estudantes aprovados no Vestibular 2011 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. O Estado foi o terceiro com maior aprovação no exame, que é um dos mais disputados do País. O número representa quase 10% das 130 vagas oferecidas pelo ITA em seis cursos de engenharia. Ao todo, participaram da seleção 7.626 candidatos. Os pernambucanos estarão presentes nas turmas das engenharias aeronáutica, aeroespacial, civil-aeronáutica, eletrônica, computação e mecânica-aeronáutica. O resultado foi divulgado ontem.

O estudante Fathi-Alexandre de Souza Abid, 18 anos, foi aprovado para o curso criado este ano - engenharia aeroespacial. “Como já tinha participado de olimpíadas de astronomia e física, resolvi escolher esse curso, até porque já me interesso bastante pela área de aeronáutica”, disse o jovem, que também foi aprovado em outros vestibulares militares (Escola Naval, Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, Academia da Força Aérea e Instituto Militar de Engenharia).

Dos aprovados de todo o Brasil, apenas cinco são mulheres, entre elas a pernambucana Thais Kagohara, 17 anos, que irá cursar engenharia mecânica-aeronáutica. “Não fico contente em ver que poucas mulheres foram aprovadas, mas também não vejo problema nem encaro como preconceito estudar no meio de tantos homens”, disse a jovem, que acordava de madrugada para estudar. A estudante também foi aprovada na seleção do Instituto Militar de Engenharia.

O curso mais concorrido foi o de engenharia aeronáutica, que teve 78,5 candidatos disputando uma vaga. Um pernambucano, Victor José Tiburtius Franco, 19 anos, conseguiu aprovação na especialidade. O fera já tinha sido aprovado no vestibular da Academia da Força Aérea e, no ano passado, foi o terceiro lugar geral do vestibular da UFPE.

Mais lidas