Oportunidade

Senai e Sesi abrem inscrições para 2.380 vagas em cursos gratuitos

NE10
NE10
Publicado em 22/09/2009 às 16:17
Leitura:

Pernambuco terá 1.810 vagas gratuitas distribuídas em cursos técnicos e ensino integrado (técnico mais ensino médio) em 2010. A iniciativa é uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ainda irá oferecer mais 570 vagas em cursos técnicos pagos.  As inscrições começam nesta terça-feira (22) e vão até 16 de outubro, através do site da UPE.



O programa de Educação básica e ensino profissional (Ebep) é uma novidade. Serão oferecidas 880 vagas no ensino articulado. No projeto, o aluno terá aulas do ensino médio no Sesi e, em outro turno, curso técnico, concluindo a formação básica e profissionalizante ao mesmo tempo. Para participar, o candidato terá que ter concluído o ensino fundamental e ter, no máximo, 18 anos. Serão 280 vagas para Paulista, no Grande recife; 280 para Caruaru (Agreste) e 320 para Petrolina (Sertão).

Para os cursos técnicos, o Senai irá oferecer 930 vagas - 820 distribuídas nas unidades do Recife e Cabo e 110 em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste). Metade delas são direcionadas para alunos oriundos de escolas públicas. Para concorrer, é preciso ter o ensino fundamental completo, no máximo 21 anos e estar matriculado no ensino médio. 

O Senai também irá abrir 570 vagas para cursos técnicos pagos para candidatos que já concluíram o ensino médio. São eles: administração; vestuário; edificações; eletromecânica; eletrotécnica; eletrônica; redes de telecomunicações; produção de moda; refrigeração e climatização; telecomunicações e manutenção automotiva. As aulas serão ministradas nas unidades de Santo Amaro, Areias e Água Fria, no Recife; Cabo de Santo Agostinho e Santa Cruz do Capibaribe.

A taxa de inscrição para os cursos gratuitos é de R$ 15. Para concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos pagos, será necessário pagar R$ 25. As inscrições só serão validadas após o pagamento do boleto em qualquer casa lotérica vinculada à Caixa Econômica Federal. Quem tiver dificuldade de se inscrever pela internet poderá procurar uma das unidades do Senai espalhadas no Estado, a partir da próxima segunda-feira (28). Veja onde existem unidades do Senai em Pernambuco.

As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro. Todos farão exames de redação, português e matemática, em níveis diferentes. As aulas começam na primeira semana de fevereiro de 2010.

EBEP - O programa foi lançado este ano, em caráter experimental, com 80 alunos nas unidades do Sesi e Senai de Caruaru e Petrolina, com o curso técnico de manutenção automotiva. Por alcançar resultados positivos, foram ampliadas as vagas para 880. Além de Caruaru e Petrolina, Paulista também terá turmas na modalidade de ensino integrado.

Mais lidas